Fechar
GP1

Política

PT e Progressistas avaliam fusão cruzada no Piauí para 2026

O assunto foi debatido nessa segunda-feira (9), durante reunião da bancada petista, em Teresina.

O PT pretende continuar sendo a maior bancada da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e se fortalecer para a Câmara Federal em 2026. Para isso, os petistas avaliam estabelecer uma fusão cruzada com o Progressistas, do senador Ciro Nogueira. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (9), durante reunião da bancada do Partido dos Trabalhadores, em Teresina.

Em conversa com o GP1, nesta terça-feira (10), o deputado estadual Francisco Limma, líder do PT na Assembleia, contou que a estratégia será avaliada com o objetivo de eleger 18 deputados estaduais e, pelo menos, seis deputados federais no próximo pleito.


Foto: Lucas Dias/GP1Deputado estadual Francisco Limma
Deputado estadual Francisco Limma

“Tratamos várias possibilidades de fortalecer o nosso time, inclusive essa [fusão cruzada] com o Progressistas. A meta é eleger entre 16 e 18 estaduais e 6 federais”, projetou Limma.

Querem enfrentar MDB e PSD

A estratégia do PT e do PP visa conter o avanço do MDB e do PSD, que firmaram fusão cruzada nas eleições de 2022 e ensaiam manter a estratégia para o pleito de 2026. A ideia do MDB é ultrapassar o PT e voltar a ser a maior bancada da Assembleia Legislativa do Piauí. Quanto ao PSD, a meta é ampliar de três para cinco o número de cadeiras na Câmara Federal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.