O presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro, e a primeira-dama Cilia Flores subiram na manhã desta segunda-feira (29), a rampa do Palácio do Planalto. Eles foram recebidos pelo presidente Lula e Janja Silva, que os cumprimentaram e tiraram fotos.
Logo em seguida, eles se dirigiram até o gabinete presidencial para uma reunião privada. Às 12h30, os líderes assinam atos e às 13h30, no Palácio do Itamaraty, um almoço encerra a agenda.
O encontro entre os dois presidentes marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela, já que a última vez que Maduro esteve no Brasil foi para a segunda posse de Dilma Rousseff como presidente da República, em 2015.
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro proibiu Maduro de entrar no país ao romper com o país vizinho. Contudo, o próprio Bolsonaro revogou o decreto, em 30 de dezembro de 2022.
Agenda no Brasil
Nesta terça-feira (30), Nicolás Maduro participará da reunião com os presidentes dos países da América do Sul, que acontecerá durante todo o dia no Itamaraty. Lula também estará presente no evento.
O encontro dos presidentes dos 12 países da região partiu do governo brasileiro. A intenção é propor aos demais chefes de Estado a criação de um novo mecanismo de coordenação com a participação de todas as nações do continente sul-americano para a retomada de um espaço de deliberação conjunta para a integração regional, a despeito das divergências políticas entre os governos.
Ver todos os comentários | 0 |