O presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília na noite desse domingo (28) acompanhado da primeira-dama Cilia Flores. Ele será recebido pelo presidente Lula para uma reunião, na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio do Planalto. O encontro está marcado para as 10 horas.
Maduro pousou na Base Aérea de Brasília por volta das 22h40 e foi recepcionado pela embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, e pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino.
#Ahora | El presidente de Venezuela, @NicolasMaduro, llegó esta noche a Brasília para participar de la Cumbre de Presidentes de Sudamérica convocada por el pdte. Lula da Silva. La visita consolida la retomada de relaciones entre Brasil y Venezuela. @teleSURtv pic.twitter.com/LHvV2PUuRZ
— André Vieira (@AndreteleSUR) May 29, 2023
O encontro entre os dois presidentes marcará a retomada das relações entre Brasil e Venezuela, já que a última vez que Maduro esteve no Brasil foi para a segunda posse de Dilma Rousseff como presidente da República, em 2015.
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro proibiu Maduro de entrar no país ao romper com o país vizinho. Contudo, o próprio Bolsonaro revogou o decreto, em 30 de dezembro de 2022.
Lula retomou os laços diplomáticos com a Venezuela desde quando tomou posse. Já em janeiro, o governo reabriu a embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela.
Agenda no Brasil
Nesta terça-feira (30), Nicolás Maduro participará da reunião com os presidentes dos países da América do Sul, que acontecerá durante todo o dia no Itamaraty. Lula também estará presente no evento.
O encontro dos presidentes dos 12 países da região partiu do governo brasileiro. A intenção é propor aos demais chefes de Estado a criação de um novo mecanismo de coordenação com a participação de todas as nações do continente sul-americano para a retomada de um espaço de deliberação conjunta para a integração regional, a despeito das divergências políticas entre os governos.
Ver todos os comentários | 0 |