Fechar
GP1

Política

Presidente da Comissão de Segurança quer convocar ministros do STF

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) quer explicações sobre o 8 de janeiro.

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, anunciou nesta quarta-feira, 19, sua intenção de convocar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para prestar esclarecimentos sobre o que aconteceu no dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Durante entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, Sanderson afirmou que os membros do STF devem explicações à sociedade em relação à atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República durante a invasão, em particular ao Palácio do Planalto. Imagens divulgadas pela CNN Brasil mostram que o general Gonçalves Dias, então chefe do GSI, estava presente no local enquanto os invasores depredavam o prédio.


O deputado argumenta que, aparentemente, o STF já tinha conhecimento de que Gonçalves Dias estava no Palácio do Planalto durante a invasão, mas que ele não foi ouvido. Portanto, ele considera "recomendável" que os ministros da Corte prestem esclarecimentos à Comissão de Segurança Pública ou à futura Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, que deve ser instalada pelo Congresso Nacional na próxima semana. Sanderson acrescentou que é necessário esclarecer essa situação nebulosa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.