O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) determinou que a prefeita do município de Tamboril do Piauí, Ana Delcides Figueiredo Guedes (MDB), deixe de convocar e nomear os aprovados no concurso público n° 001/2023 da prefeitura. O referido concurso é o mesmo em que duas filhas da gestora e um genro foram aprovados em primeiro lugar, porém foram desclassificados após recomendação do Ministério Público.
A decisão foi assinada pela conselheira Rejane Dias, no dia 19 de dezembro, após denuncias apontando irregularidade em eventual convocação de aprovados no concurso da prefeitura, homologado em 17 de dezembro de 2024.
De acordo com o trecho da decisão, foi analisado que “eventuais convocação e nomeação de aprovados dele decorrentes neste ano, violaria a Legislação Eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
“Destaca-se que a eventual nomeação de candidatos aprovados no referido concurso neste ano, ainda no mandato da atual Prefeita Municipal, além de violar a mencionada legislação, acarretaria aumento de despesa com pessoal, de caráter permanente, que repercutiria na gestão seguinte”, diz trecho.
Filhas e genro da prefeita foram aprovados em concurso
Duas filhas da prefeita, Ana Delcides Figueiredo Guedes (MDB) e um genro foram aprovados em primeiro lugar nas categorias para as quais concorreram em um concurso municipal da Prefeitura de Tamboril do Piauí. O certame foi realizado pela empresa Fenaz do Pará.
As provas foram realizadas em abril deste ano e o resultado foi divulgado ainda no mesmo mês. Ravena Figueiredo Guedes foi aprovada para a única vaga de médico veterinário, com 96 pontos. O seu marido, Kamuel Kessler Barbosa Alves, também conseguiu a única vaga para motorista, com 95 pontos. Já Raissa Figueiredo Guedes, irmã de Ravena, conseguiu ser aprovada em primeiro lugar para nutricionista, com 96 pontos.
Parentes desclassificados
O caso chamou atenção e o Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu uma recomendação administrativa para que os parentes da gestora fossem desclassificados do concurso.
Com isso Ana Delcides Figueiredo Guedes, enviou ofício ao Ministério Público em que acatou integralmente a recomendação do órgão.
Outro lado
O GP1 tentou contato com a prefeita Ana Delcides Figueiredo Guedes, mas não foi possível localizá-la. O espaço está aberto para esclarecimentos.
Ver todos os comentários | 0 |