O músico João Laurentino da Silva, conhecido popularmente como mestre Laurentino, morreu neste sábado (21), aos 98 anos. Considerado o “roqueiro mais antigo do Brasil”, o ícone da música paraense faleceu em sua residência, situada em Belém. A causa da morte do artista não foi divulgada.
Natural da Ilha de Marajó, o mestre Laurentino cresceu na capital paraense. Autodidata, ele aprendeu a tocar instrumentos sozinho, no quintal de casa. O músico fazia gravações em fitas cassetes no quintal de sua residência, com os sons da natureza.

Com esses sons, Laurentino desenvolveu uma sonoridade singular. Entre seus grandes sucessos está “Lourinha americana”, interpretada por Gilberto Gil.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, emitiu uma nota em que lamentou o falecimento do músico. “É um momento de muita tristeza para a cultura de Belém e do Pará. A prefeitura se solidariza com amigos e familiares de João Laurentino da Silva, carinhosamente chamado de mestre Laurentino, e reconhece sua grande contribuição à cultura paraense”, publicou o prefeito.
Ver todos os comentários | 0 |