O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva, divulgou nota de repúdio na noite deste domingo (08), em nome do Poder Legislativo, condenando as ocupações nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Franzé Silva afirmou que os movimentos não são manifestações pacíficas e sim atos criminosos e finalizou ressaltando que não há intenção pacífica por parte daqueles que agridem as instituições e os poderes.
Confira a nota na íntegra
A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) repudia os graves ataques desferidos, neste domingo (8), contra os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, em Brasília-DF, sedes dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Brasil.
Tais ataques, muito longe de serem manifestações pacíficas, são atos antidemocráticos e violentos e, portanto, criminosos, que devem ser veementemente rechaçados e sobre os quais deve pesar o rigor da lei, sendo responsabilizados todos os que cometeram e compactuaram para tais crimes.
No Estado Democrático de Direito, o poder, que emana do povo, deve ser exercido nos termos da Constituição Federal de 1988, a qual preceitua, como um dos seus princípios, que este Estado Democrático deve ser assegurado com base na harmonia e paz sociais, que, por sua vez, só se podem alcançar por meio da própria Democracia.
Não há, portanto, qualquer intenção pacífica e qualquer compromisso com o Estado Democrático de Direito por parte daqueles que agridem as instituições e os poderes que, justamente, representam a Democracia.
Liberdade de manifestação não é liberdade de manifestação quando usada a pretexto de violência, agressão e desrespeito aos Poderes Constituídos: é crime contra a Democracia, contra o Povo, contra a Nação.
Franzé Silva (PT)
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi)
Ver todos os comentários | 0 |