O presidente Jair Bolsonaro decretou nesta quinta-feira, dia 8, luto oficial de três dias pela morte da Rainha Elizabeth II. Por meio das redes sociais, o presidente disse que o País recebeu a notícia “com grande pesar e comoção” e afirmou que a monarca britânica foi uma “rainha para todos nós”.
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o decreto assinado pelo presidente, publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
“Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, afirmou Bolsonaro, no Twitter.
"Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor"
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
- Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós.
Em ocasiões como a morte de chefes de Estado e de governo, o Itamaraty faz recomendações ao presidente e leva sugestões sobre como se posicionar, seja por meio de uma declaração, nota oficial ou mesmo nas redes sociais.
De Londres, a embaixada brasileira publicou uma mensagem no Twitter, endereçada à família real britânica. “O Brasil está profundamente entristecido com o falecimento da rainha Elizabeth. Enquanto o mundo lamenta sua partida, lembramos com carinho de sua viagem ao Brasil, onde foi recebida de forma calorosa. Seu senso de dever e devoção ao povo, por décadas, não serão esquecidos”, diz a nota da embaixada brasileira.
Ver todos os comentários | 0 |