Fechar
GP1

Política

Senado pede informações sobre desaparecimento de jornalista e indigenista

Comissão de Direitos Humanos também encaminhou ofícios para a Polícia Civil e Funai.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), encaminhou ofícios para a Polícia Civil do Amazonas, para a superintendência da Polícia Federal no Estado e para a Fundação Nacional do Índio (Funai) cobrando esclarecimentos sobre o que está sendo feito para localizar o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira, desaparecidos na Amazônia desde o último domingo.

O assunto também mobilizou outros parlamentares da Casa, mesmo aqueles que não fazem parte da comissão. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) manifestou preocupação sobre as consequências desse caso para a imagem internacional do Brasil. Segundo ele, a repercussão do desaparecimento “provoca um enorme desgaste”.


“É preciso que o governo ofereça resposta. Quando há envolvimento de um jornalista do exterior em um fato como esse, lamentável, certamente isso contribui para a multiplicação da informação negativa a respeito do nosso País. Por isso a resposta tem que ser eficiente”, disse.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também se manifestou sobre o desaparecimento e cobrou celeridade nas buscas. Em uma publicação nas redes sociais, ele disse que seguirá “acompanhando as operações de busca com apreensão, na expectativa de que serão envidados todos os esforços para a pronta elucidação do caso”.

Já o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) lembrou que esta terça-feira, 7, foi o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Ele destacou o simbolismo da data frente às buscas pelo jornalista desaparecido e disse que o caso representa um risco à liberdade de imprensa no País.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.