Faltando quatro dias para o início oficial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o petista ainda precisa anunciar 16 ministérios. A disputa pelas vagas no Palácio da Esplanada está circulando entre os partidos PSD, MDB e União Brasil.
Até o momento, 21 nomes foram confirmados por Lula e de acordo com o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o governo eleito será composto por 37 ministérios. Atualmente existem 23 pastas.
Nomes esperados já foram anunciados, como o senador eleito piauiense, Wellington Dias (PT), que irá chefiar o Ministério do Desenvolvimento Social.
No entanto, promessas eleitorais ainda seguem com lacunas, como a senadora Simone Tebet (MDB), que também disputou a presidência este ano, mas que durante o segundo turno foi uma grande aliada de Lula. Tebet passou a ser considerada no Ministério do Planejamento, mas a senadora sinalizou a aliados que só aceitaria a indicação caso a pasta fosse “turbinada” com bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Veja os ministérios que ainda estão sem nomeações:
Povos Indígenas;
Previdência Social;
Esporte;
Cidades;
Integração e Desenvolvimento Regional;
Meio Ambiente;
Transportes;
Minas e Energia;
Comunicações;
Turismo;
Desenvolvimento Agrário;
Agricultura e Abastecimento
Pesca;
Comunicação Social;
Segurança Institucional;
Planejamento e Orçamento.
Ver todos os comentários | 0 |