Com a aposentadoria compulsória do conselheiro Luciano Nunes, que completou 75 anos no início do mês de julho, abriu-se uma vaga no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). No dia 27 de julho a presidente do órgão, conselheira Lílian Martins, enviou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um ofício informando sobre a vacância do cargo.
O deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Alepi, informou que nesta terça-feira (03) a mensagem do TCE será lida em plenário e finalmente terão início os trabalhos na casa para realização da eleição, que deve acontecer em setembro, na estimativa do presidente. “A eleição vai acontecer, no meu entender, na primeira semana de setembro”, disse Themístocles.
Embora qualquer cidadão possa se candidatar ao cargo, os nomes que mais se destacam na disputa são de deputados estaduais e é o plenário da Alepi quem decide o nome que vai ocupar a vaga de Luciano Nunes. É preciso, no entanto, cumprir as exigências elencadas em edital.
Conforme a Constituição Federal, os brasileiros que almejarem ocupar o cargo de conselheiro precisam ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, idoneidade moral, notórios saberes jurídicos, contábeis e de administração pública e mais de anos de exercício de atividade profissional.
Até o momento, seis nomes, todos deputados, já se colocaram à disposição para disputar a vaga. São eles: Wilson Brandão (Progressistas), Zé Santana (MDB), Flora Izabel (PT), Flávio Nogueira Júnior (PDT), Ziza Carvalho (PT) e Franzé Silva (PT).
Conheça um pouco mais os postulantes ao cargo:
Flora Izabel (PT)
Flora Izabel Rodrigues é formada em Economia e Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e se especializou em Políticas Públicas. Desde a juventude é filiada ao Partido dos Trabalhadores e membro atuante de movimentos sociais, tendo sido candidata a deputada federal em 1994.
No ano de 1996 se elegeu vereadora de Teresina e foi eleita deputada estadual nos anos de 2002 e 2006. Em 2010 assumiu o mandato na Alepi como suplente e foi reeleita em 2014 e 2018. A petista é atualmente vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alepi e única mulher candidata ao cargo. Flora completa 59 anos em novembro deste ano.
Flávio Nogueira Júnior (PDT)
O secretário de Estado de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, é médico formado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e completará 40 anos em agosto deste ano. Nogueira Júnior foi eleito deputado estadual mais jovem da legislatura de 2011-2014, tendo sido reeleito em 2014 e 2018. Flávio Júnior é filho do deputado federal Flávio Nogueira e é o mais jovem postulante do cargo.
Zé Santana (MDB)
O secretário estadual de Assistência Social, Zé Santana, é mais um dos candidatos a vaga de conselheiro do TCE. Santana é advogado e especialista em Direito Constitucional na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e assumiu seu primeiro mandato de deputado estadual em 2015 e assumiu uma vaga no Senado após Regina Sousa (PT) se candidatar a vice-governadora. Zé Santana tem 57 anos.
Wilson Brandão (Progressistas)
O secretário estadual de Mineração é formado em Engenharia Elétrica na PUC de Minas Gerais e é o deputado mais antigo da Alepi. Eleito deputado estadual em 1990 e reeleito nas legislaturas seguintes (1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018). Ocupou cargos nos governos de Freitas Neto, Hugo Napoleão, Wilson Martins e Wellington Dias. Brandão ocupa uma cadeira na Academia Piauiense de Letras e completa 61 anos em agosto.
Franzé Silva (PT)
O deputado estadual Franzé Silva é filiado ao Partido dos Trabalhadores e foi assessor da deputada federal Francisca Trindade. É contador e foi aprovado no concurso para Auditor Fiscal da Prefeitura de Teresina. Em 2003 foi diretor administrativo e financeiro da Secretaria Estadual de Educação e foi secretário de Fazenda e de Administração e Previdência no Governo Wellington Dias. Exerce atualmente seu primeiro mandato de deputado estadual. Franzé tem 54 anos.
Ziza Carvalho
O deputado estadual Ziza Carvalho é advogado formado pelo Centro Universitário de Brasília e possui MBA em Direito Econômico e Empresarial pela FGV e especialista de Ciência Política pela UNB. Ziza é ainda procurador do Estado de Goiás. Em 2018 Ziza ficou na suplência de deputado estadual e foi convocado após o governador Wellington Dias convocar deputados para secretarias. Ziza completou 47 anos no mês de abril.
Ver todos os comentários | 0 |