Um levantamento realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e divulgado nessa terça-feira (17) apontou que o número de candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) triplicou nas três últimas eleições. A eleição para ocupar a vaga do ex-conselheiro Luciano Nunes está marcada para o próximo dia 16 de setembro.
O crescimento do número de candidatos entre a vaga de conselheiro do TCE disputada no ano de 2010 para a última, que ocorreu em 2015, foi de mais de três vezes. Em 2010, disputaram o cargo sete candidatos, entre eles o deputado Xavier Neto, que foi eleito.
Já em 2015, foram 24 inscritos para a vaga, mas seis candidatos não comparecerem à sabatina e foram eliminados antes da votação. O deputado Kleber Eulálio venceu outros 17 postulantes e foi nomeado ao cargo.
Em 2012, havia 11 concorrentes para a vaga de conselheiro do TCE, sendo eleita a deputada Lilian Martins que assumiu a vaga do conselheiro Xavier Neto, eleito dois anos antes, após seu precoce falecimento em acidente aéreo. Hoje, Lilian Martins é presidente do Tribunal de Contas do Estado.
As inscrições para a eleição desse ano iniciaram na última sexta-feira (13) e seguem abertas até o dia 27 de agosto. Os quatro nomes que já manifestaram interesse no cargo até o momento são os deputados Zé Santana (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e Flávio Nogueira Júnior (PDT) e Flora Izabel (PT).
Ver todos os comentários | 0 |