Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (22), o velório do ex-governador do Piauí, Guilherme Melo, vítima de um câncer no cérebro, aos 68 anos. O corpo foi velado por familiares e amigos no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde Melo estava como diretor atualmente.
O deputado e presidente da Alepi, Themístocles Filho, contou que Guilherme Melo adoeceu no início de 2021. "No início desse ano, ele apareceu com problemas de saúde e foi tão rápido que hoje estamos aqui no velório do Guilherme. Eu acredito em Deus e com certeza Deus vai iluminar seus amigos e família para sustentar, porque não é fácil", declarou.
"A história do Guilherme todo mundo sabe, ele foi governador, deputado estadual, federal, mas eu era amigo do Guilherme desde 1980, eu convivia com esse laço de amizade com o Guilherme. Foi uma surpresa pra mim como para o Piauí", completou o presidente da Alepi.
O vereador Edson Melo era primo do ex-governador e relatou que eles eram muito amigos. “Além de sermos parentes, tínhamos uma amizade que vinha desde família, o pai dele era muito amigo do meu, tivemos oportunidade de estudar juntos, e tínhamos amizade muito grande, independentemente de qualquer política a gente era amigo”, disse.
“A gente via ele como um ser humano fantástico, uma pessoa maravilhosa, sempre de bom humor, trasmitia sempre muita paz e alegria e deixa muita saudade a todos nós que convivemos com ele”, lamentou o vereador.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também esteve presente no velório e lamentou a morte de Melo. "Era um cidadão, uma perda irreparavel pela sua cidadania aqui no nosso meio, que deus o acolha num lugar de destque que ele merece, ele será bem acolhido".
O enterro será no Cemitério São José, às 17h, na zona norte de Teresina.
Biografia
Filho de João Mendes Olímpio de Melo e Luzia Cavalcante Melo, Guilherme Cavalcante de Melo era administrador de empresas, advogado e em menos de uma década foi deputado estadual, vice-governador e em seguida governador do estado do Piauí nos anos de 1994 e 1995.
Ele deixa uma filha de seu casamento com a deputada federal Iracema Portella, a médica Cínthia Portella.
Guilherme Cavalcante de Melo foi deputado federal como suplente entre os anos de 1999 e 2002 e efetivamente permaneceu no mandato entre 17 de dezembro de 2002 a 15 de janeiro de 2003.
Atividades Partidárias
Presidente e membro Diretório Municipal do MDB de Teresina, ele também exerceu a função de tesoureiro e membro Diretório Regional do PDS, onde também foi Líder do PDS. Sua trajetória ainda teve passagens no PPB, onde foi vice-presidente e delegado regional do Diretório Nacional do PPB.
Mandatos Externos
Como parlamentar do estado do Piauí, exerceu o mandato de deputado estadual pelo PPB, nos anos de 1987 a 1991; foi vice-governador pelo mesmo partido de 1991 a 1993 e no ano seguinte assumiu o comando do Estado.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos
Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Piauí, Teresina, 1983-1985; Diretor Presidente, COHAB, Teresina, PI, 2001-2002; Assessor de Diretoria, COHABITA, Brasília, DF; Assistente Administrativo, EMBRATER, Brasília, DF; Fundador e Diretor-Gerente, Terranova Reflorestadora e Agropecuária Ltda.; Fundador e Diretor-Gerente, Imobiliária Primavera Ltda.; Diretor, Associação Comercial do Piauí; Assessor Parlamentar, Câmara dos Deputados, Brasília, DF.
Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos
Diretor, Associação Comercial do Piauí, Teresina.; Membro, CRECI; Presidente, Conselho de Administração, COHAB, Teresinha, PI, 2001-2002.
Ver todos os comentários | 0 |