A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nesta quarta-feira (18) o Plano Plurianual e o Orçamento de 2020, encaminhados pelo governador Wellington Dias (PT). Os deputados estaduais limparam a pauta para entrarem no recesso parlamentar.
O deputado Franzé Silva, relator do projeto na Casa, acredita que com a aprovação da reforma da previdência e do orçamento, o estado consiga se manter equilibrado em 2020. O orçamento de R$ 13 bilhões foi aprovado em duas votações na Alepi.
- Foto: Alef Leão/GP1Franzé Silva
“Nós fizemos a votação final para que o Estado possa em 2020 executar as suas políticas públicas. Acreditamos que a reforma da previdência juntamente com orçamento, são duas medidas importantes para que esta Casa entregue ao executivo para que a gente possa em 2020 ter um estado que se mantenha equilibrado. O maior desafio nosso será nesse sentido e evitar que o Piauí possa entrar numa rota de retrocesso financeiro como tem ocorrido em outros estados”, declarou Franzé.
Os deputados de oposição Teresa Britto (PV) e Gustavo Neiva (PSB) protestaram contra o orçamento da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o aumento do orçamento para o Gabinete Militar, que cuida da segurança do governador Wellington Dias (PT) e sua família. Franzé então rebateu as críticas da oposição.
“Do valor colocado para UESPI em 2020, do orçamento geral R$ 78 milhões não foram executados. E muito dinheiro do que foi destinado e do que foi executado. Isso precisa ser revisto para entender o que está acontecendo, se é problema de gestão, se é problema de interação entre a UESPI e a secretaria da Fazenda porque não se pode falar numa situação de caos quando se tem recursos”, finalizou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Alepi vota nessa semana o Orçamento de 2020 do Estado do Piauí
Themístocles diz que orçamento será votado até 18 de dezembro
Ver todos os comentários | 0 |