Fechar
GP1

Mundo

Uruguai escolhe novo presidente neste domingo (24)

Yamandú Orsi, aliado de Pepe Mujica, enfrenta Álvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente Lacalle Pou.

Neste domingo (24), mais de 2,7 milhões de eleitores uruguaios vão às urnas para escolher o próximo presidente do país. A disputa está entre Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, apoiado pelo governo atual.

No Uruguai, o sistema de votação é manual. Cada chapa presidencial, composta por candidato a presidente e vice, possui uma cédula eleitoral com foto e nomes impressos. O eleitor escolhe a cédula de sua preferência na cabine de votação, colocando-a em um envelope e a deposita na urna.


Foto: ReproduçãoA disputa está entre Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda, e Álvaro Delgado.
A disputa está entre Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda, e Álvaro Delgado.

A Corte Eleitoral do Uruguai prevê divulgar os primeiros resultados por volta das 23h. No entanto, caso a diferença entre os candidatos seja muito pequena, o anúncio pode levar mais tempo.

As pesquisas indicam uma disputa acirrada e com cenário imprevisível. Segundo o instituto Opción, Orsi lidera com 49,7% das intenções de voto, contra 45,5% de Delgado, e 4,8% de votos brancos ou nulos. Já o instituto Equipos aponta Orsi com 48%, Delgado com 46,2%, e 5,8% de brancos ou nulos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.