O governador Wellington Dias (PT) sancionou lei de nº 7.015, do dia 1º de agosto, onde cria no Estado do Piauí uma Política Estadual de Incentivo à Doação de Sangue. A lei sancionada é de autoria do deputado estadual Pablo Santos (PMDB).
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
O objetivo principal da lei é garantir que não haja problema no estoque de sangue, então ao ser criada essa política estadual, ela deverá garantir autossuficiência estadual no que concerne à disponibilização dos estoques com os diferentes tipos sanguíneos, atendendo as demandas necessárias do estado. Assim, evitar qualquer tipo de baixa no estoque.
Fica então o Estado responsável por criar campanhas educativas de estímulo à doação regular de sangue, assim como pela manutenção do Cadastro Estadual de Doadores. Sendo que a Secretaria Estadual de Saúde ficará responsável pelo armazenamento de dados que serão disponibilizados para o Ministério da Saúde.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Deputado Pablo Santos
O governador ainda vetou duas ações propostas pelo deputado Pablo Santos que era a realização de mutirões regulares em locais públicos e uma campanha permanente de telemarketing para conseguir as doações.
Ver todos os comentários | 0 |