O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), publicou no Diário Oficial da União a decisão sobre a aposentadoria do ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado federal José Dirceu (PT-SP). Segundo informações do G1, Dirceu receberá aposentadoria de R$ 9,6 mil pelo período em que exerceu mandatos parlamentares na Câmara.
Esse valor corresponde a 28% do salário de um deputado federal, que é de R$ 33,7 mil. Dirceu pediu sua aposentadoria em abril deste ano. Ele teve seu mandato como deputado cassado em 2005. A Coordenação de Registro e Seguridade Parlamentar da Câmara destacou em seu relatório que a cassação não prejudicou o seu direito a aposentadoria.
- Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoEx-ministro José Dirceu
José Dirceu foi deputado federal por três mandatos, em 1990, 1998 e 2002 e foi cassado pela Câmara em 2005, por conta das denúncias do esquema do mensalão do PT.
Condenação
O petista foi condenado a mais de 30 anos por corrupção na Petrobras. Ele chegou a ser preso, mas conseguiu uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) que o colocou em liberdade. Ele ainda precisa fazer uso de tornozeleira eletrônica e está proibido de deixar Brasília, cidade em que mora.
Ver todos os comentários | 0 |