Fechar
GP1

Política

Robert Rios diz que alguns promotores do Piauí desconhecem a lei

"Então promotor quando entende que algumas pessoas não podem entrar em convenções, ele está rasgando a Lei. Ele mostra desconhecimento da lei”, afirmou o parlamentar.

O deputado estadual Robert Rios (PDT) manifestou repúdio às restrições feitas por alguns promotores de Justiça do Piauí, que estão impedindo o acesso de populares em convenções partidárias, que oficializam nomes de candidatos a vereadores e prefeitos para as eleições municipais de 2016.

Em entrevista ao GP1, o parlamentar ressaltou que a existência do aparato legal que permite o acesso público de pessoas a eventos são destinadas tanto para convenções, como para casamentos.


“Tem duas solenidades que a lei diz que pode ser pública. Uma é o casamento e a outra é uma convenção. Se você fizer um casamento na sua casa, qualquer pessoa pode entrar. Você não pode impedir ninguém de entrar porque é público. E a convenção também é uma solenidade pública. Então promotor quando entende que algumas pessoas não podem entrar em convenções, ele está rasgando a Lei. Ele mostra desconhecimento da lei”, afirmou Robert Rios.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Robert RiosDeputado Estadual Robert Rios

“Qualquer pessoa pode assistir uma convenção. E alguns promotores, poucos por sinal, estão impedindo que algumas pessoas adentrem a esses recintos, emitindo apenas as convencionais. Isso é muita falta de conhecimento jurídico”, complementou.

Robert Rios acredita que a intenção dos promotores de Justiça é resguardar as convenções, “mas é um erro porque é uma atividade pública e ele não pode limitá-la, nem tem poderes para isso. Quem tem poder de definir é juiz, não promotor”.

A mesma reclamação foi feita pelo deputado estadual João Mádison (PMDB), onde ele garantiu que procuraria o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, a fim de uma posição da Corte após uma promotora ter impedido o acesso de algumas pessoas a uma convenção do PP na cidade de Corrente, no sul do Piauí.

Segundo Robert Rios, essas restrições também aconteceram em São Raimundo Nonato e alguns municípios pequenos. “São cidades onde candidatos a prefeitos e vereadores geralmente não tem instrução acadêmica e alguns são até humilhados”, reclamou o deputado estadual.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.