Fechar
GP1

Polícia

PF desarticula grupo que usava drones em presídios no Ceará

As investigações apontaram que os drones eram usados para levar itens proibidos aos presídios.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Falcão Noturno, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que utilizava drones para transportar materiais ilícitos a presídios no Ceará. A ação, realizada em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) do Ceará, resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, nas cidades de Fortaleza e Itaitinga.

As investigações apontaram que os drones eram usados para levar itens proibidos, como smartwatches com acesso à internet, carregadores e chips de telefone, destinados a membros de facções criminosas que estão no sistema prisional. Os materiais eram entregues durante a noite, evitando a vigilância durante o dia. Além das prisões e apreensões, os envolvidos estão proibidos de sair da comarca e serão monitorados eletronicamente, a fim de garantir a continuidade das apurações e evitar novas ações ilegais.


A Ficco, que conta com a participação da Polícia Federal e outros órgãos de segurança pública, destacou a complexidade da operação e o uso de tecnologia pelos criminosos para tentar burlar as regras de segurança dos presídios. Os materiais transportados pelos drones forneciam meios para facilitar a comunicação entre os detentos e planejar atividades ilícitas dentro e fora das unidades prisionais.

Em agosto deste ano, um drone já havia sido interceptado por policiais penais na Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP 3), localizada em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Durante a ação, foram apreendidos quatro smartwatches, dois carregadores, quatro cabos e três chips de celular. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que o equipamento foi abatido por não possuir autorização para sobrevoar o local, e os materiais foram encaminhados para investigação.

A SAP reforça que tem intensificado as medidas de fiscalização contra o uso de drones para o transporte de objetos ilícitos, com ações preventivas e integradas junto a órgãos de segurança.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.