Sem se ater às questões partidárias, a senadora Regina Sousa (PT-PI) analisou os manifestos ocorridos nesta semana por conta da PEC 03 proposta pelo Governo Wellington Dias (PT) que visa conter gastos por uma década. A senadora criticou a forma como a matéria chegou a Assembleia para ser votada, sem uma ampla discussão com entidades e setores da sociedade.
Apesar de reconhecer que todo novo regime fiscal desagrada a sociedade, Regina Sousa ressaltou que a medida é necessária para evitar que o Piauí incorra em erros e termine comprometendo as finanças como tem ocorrido em outros estados do país.
- Foto: Lucas Dias/GP1Regina Sousa
“Em minha opinião o erro foi a maneira como o projeto foi enviado para Assembleia, quase no recesso parlamentar. Isso deveria ter sido discutido antes com os representantes sindicais e com a sociedade. Claro que o corte de gastos nunca é bom, mas todos se sentiriam parte desse processo e poderiam esclarecer as dúvidas se os pontos do projeto tivessem sido esmiuçados, até para evitar tantos comentários que não procedem acerca desse assunto. Portanto, para que nada disso tivesse acontecido, uma discussão deveria ter sido feita”, criticou a senadora.
A senadora disse que não restam alternativas ao governador Wellington Dias a não ser, adotar medidas de reajuste financeiro já que essa ação tornou-se obrigatória devido as propostas do Governo Federal.
“Por isso é que eu digo que as manifestações, os protestos têm que ocorrer antes que as coisas sejam aprovadas no Congresso, pois depois que passar por lá não tem muito mais o que fazer. O governador Wellington está sendo obrigado a adotar medidas de contenção de gastos por conta das ações do Governo Temer”, comentou a senadora.
O impasse
Manifestantes de diversas categorias dentre elas, da Policia Militar, tentaram invadir a sala da presidência da Assembleia onde deputados estaduais e líderes de outros poderes do Estado estavam reunidos. O objetivo do protesto era impedir a votação do projeto de lei que sugere o congelamento dos gastos públicos do Piauí pelo período de 10 anos.
Ver todos os comentários | 0 |