O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (01), o projeto de lei da Câmara (PLC 24/2016), de autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP) que reconhece a vaquejada, o rodeio e expressões artístico-culturais semelhantes, o status de manifestação cultural nacional e os eleva à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil. O projeto segue agora para sanção do presidente Michel Temer.
A discussão sobre os eventos de vaquejada foi aquecida recentemente, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a prática.
- Foto: Agência SenadoSenadores aprovam projeto que reconhece vaquejada como patrimonio cultural
De acordo com a Agência Senado, os parlamentares que apoiam a prática argumentaram a tradição e a importância das vaquejadas e rodeios para a economia regional, principalmente no nordeste.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) usou sua página no Facebook para repercutir a aprovação. "Sabemos do valor histórico da vaquejada para os nordestinos e tudo que ela representa à cultura e para as pessoas que dependem desse trabalho para sustento. Portanto, manifesto aqui o meu posicionamento favorável ao projeto de lei", escreveu.
Ver todos os comentários | 0 |