Fechar
GP1

Política

""Ainda não estamos aptos"", diz João Mádison sobre o Estado exportar carne bovina

""Eu sou do ramo. Para nós chegarmos a exportar carne precisamos de estrutura. Como vamos exportar carne se não temos frigorífico?"", disse o deputado.

Em entrevista ao GP1, o deputado estadual João Mádison (PMDB) afirmou que o governo estadual “exagerou” ao declarar para o Jornal Meio Norte que o Estado já poderá exportar carne bovina após receber selo internacional. O Estado deve receber o selo internacional nesta quinta-feira (9) após conseguir cobertura vacinal de mais de 90% do rebanho.

Deputado estadual e presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), João Mádison, afirmou que apenas o selo não irá dar qualificações para o Estado exportar carne bovina para outros países, pois é preciso de infraestrutura.

“Eu sou do ramo. Para nós chegarmos a exportar carne precisamos de estrutura. Como vamos exportar carne se não temos frigorífico? Temos que ter um frigorífico especial para exportar essa carne. Nós precisamos de uma estrutura de abate que possa realmente ser aprovada. Não é fácil exportar carne para o exterior. É muita fiscalização. É um trabalho muito forte. Nós ainda não temos essas condições. Não temos energia de qualidade. Em Corrente nós perdemos um frigorífico porque não temos qualidade na energia. Hoje nosso maior rebanho é no Sul do Estado. Precisamos consertar esses problemas, além de ter rodovias de qualidade. Agora mesmo estamos com problemas na rodovia de Bom Jesus para Corrente. Está cheia de buracos. Precisando ser recuperada. Então se não estivermos uma estrutura montada, não tem a menor possibilidade de exportar carne para o exterior”, disse João Mádison.
Imagem: Lucas Dias/GP1João Madson(Imagem:Lucas Dias/GP1)João Madson
O presidente da APCZ disse ainda que reconhece os esforços do governo e da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

“Eu sei que o governo fez a sua parte, mas nós estamos longe, porque não temos essa estrutura. Para essa estrutura realmente acontecer nós precisamos que o governador invista em trazer para o nosso Estado, alguém que possa estabelecer aqui um frigorífico de grande porte. Não estou aqui querendo falar mal do trabalho da Adapi, pois lá possuem técnicos competentes, mas para a gente chegar lá, precisamos dessa infraestrutura, senão nós não vamos a lugar nenhum”, afirmou o deputado.

João Mádison finalizou afirmando que seria um grande sonho se o Piauí realmente conseguisse exportar carne bovina para outros países.

“Seria um grande sonho nosso fazermos isso, mas ainda não estamos aptos a fazer. O que quero é não criar expectativas. Pois não é só selo, pois isso é apenas um dos componentes da exportação”, afirmou em entrevista ao GP1.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.