Fechar
GP1

Política

Átila Lira anuncia contratação de professores substitutos e diz que vai cortar ponto dos faltosos

O secretário afirmou que a partir de amanhã deverão ser recomeçadas as aulas.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (10), o secretário estadual de educação Átila Lira (PSB) afirmou que o governo vai começar as aulas nas escolas públicas estaduais e que, se os professores não retornarem para as salas de aula, será cortado o ponto e que poderão até mesmo ser demitidos.

Segundo o secretário, no último sábado (5) foi realizado um acordo com o Sindicato dos Professores que teriam aceitado a proposta do governo, que é o pagamento escalonado dos 22% que são pedidos pela categoria, mas após uma assembleia eles resolveram não aceitar e continuaram com a greve, pois querem que seja pago toda de uma vez os 22%.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Átila Lira(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Átila Lira

“Isso é um absurdo, foi fechado um acordo e depois eles não quiseram mais. Fizemos um acordo para pagar em maio 8%, em junho 10%, em agosto 12% e em outubro 22%. Esse é um parcelamento e que atinge a toda a categoria. Estamos no nosso limite financeiro e esse dinheiro não é do MEC não é todo bancado pelo governo do Piauí”, disse Átila Lira.

O secretário afirmou que a partir de amanhã deverão ser recomeçadas as aulas. Os professores substitutos que passaram em testes seletivos anteriores serão convocados. A chamada será de maneira gradual. Primeiro será para os alunos do 3º ano, por causa do vestibular, depois será para os do 2º ano, depois os do 1º ano e assim consecutivamente.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Átila Lira(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Átila Lira

Átila Lira afirmou que não pretende mais negociar com o Sinte e que o reajuste de 22% só será encaminhado para a Assembleia Legislativa para aprovação quando a greve acabar. Até lá os professores substitutos irão trabalhar no lugar dos faltosos. O governo pretende cortar o ponto a partir de amanhã e o dinheiro que seria usado para pagar os professores será destinado para os substitutos.

O secretário também deixou claro que além de cortar o ponto, se houver demora no retorno ao trabalho, o governo vai entrar com um processo de perda de cargo, podendo assim ser demitidos.

Dados divulgados pelo secretário mostram que o governo tem 150 dias para conseguir cumprir o ano letivo até novembro de 2012. Teresina possui 159 escolas estaduais e somente 60 estão funcionando normalmente. “Nós não vamos perder o ano letivo e não vamos deixar os nossos alunos saírem prejudicados. Já negociamos o suficiente com o sindicato e agora esperamos pelo fim da greve”, finalizou o secretário Átila Lira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.