Fechar
GP1

Política

Prefeitura de Valença decreta situação de emergência no município

Com o decreto de Valença, sobe para 43 o numero de municípios em situação de emergência no estado.

O prefeito de Valença, Francisco Alcântara, decretou situação de emergência em todo município. A decisão foi tomada após uma reunião na prefeitura municipal que contou com a participação da presidente da câmara Ielva Melão, do coordenador municipal da Defesa Civil Mauricio Soares, Devaldo Nunes, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Roberto Nogueira do IBGE, entre outros.

Na reunião foram apresentados os números que constatam a escassez de chuvas em todas as regiões do município. Após a leitura dos números, aconteceu o entendimento para que a prefeitura municipal decretasse situação de emergência a fim de que se abra a possibilidade de entrada de recursos dos Governos Estadual e Federal para a cidade.

Imagem: ReproduçãoPrefeito Francisco Alcântara(Imagem:Reprodução)Prefeito Francisco Alcântara

Uma das primeiras ações já executadas pelos Governos foi a liberação do Garantia Safra para os 1.022 agricultores beneficiados com o programa em Valença do Piauí. Devaldo Nunes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, informou que houve perdas significativas esse ano. “Tivemos uma perca de 80% no plantio do arroz, 90% no milho, 70% no feijão e 70% na área plantada de mandioca, ou seja, dentro de dois anos já teremos esse prejuízo” afirmou.

Na terça-feira (13), o governador Wilson Martins esteve reunido com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra relatando as dificuldades enfrentadas pelos piauienses. Com o decreto de Valença, sobe para 43 o numero de municípios em situação de emergência no estado.

Entre as alternativas apontadas pelo Governo Federal está a implantação do Cartão Defesa Civil que permite a compra de cestas básicas e pagamento de carros-pipa pelo Governo do Estado, além da construção de barraginhas, pequenas adutoras e poços dentro do Programa Água para Todos.
*Com informações do Portal V1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.