Fechar
GP1

Política

Projeto da deputada Iracema Portella cria serviço telefônico para denúncia de tráfico de drogas

Segundo a proposta, esse serviço deverá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e será composto por três dígitos, único para todo o Território Nacional.

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), apresentou, esta semana, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4716, de 2012, que visa dar mais uma contribuição ao enfrentamento do maior problema de saúde pública e de segurança do nosso País atualmente: o consumo e o tráfico de drogas. Iracema explicou que esta proposta acrescenta o artigo 19-A a Lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, com o objetivo de criar o serviço telefônico gratuito de emergência para o recebimento de denúncias de tráfico de drogas e prestação de informações acerca da prevenção do uso indevido dessas substâncias.

Segundo a proposta, esse serviço deverá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e será composto por três dígitos, único para todo o Território Nacional. Para Iracema Portella, o combate às drogas e a prevenção é uma ferramenta importantíssima. A parlamentar se diz convicta de que, para vencer essa batalha, é fundamental que o Estado brasileiro atue fortemente em políticas preventivas em duas frentes. De um lado, combatendo o tráfico de entorpecentes, de modo a evitar que exista a oferta. De outro, criando mecanismos de conscientização da população sobre os malefícios das drogas, diminuindo assim a demanda por essas substâncias.

Imagem: Eliane RegisDeputada Iracema Portella(Imagem: Eliane Regis)Deputada Iracema Portella

Foi essa filosofia de priorizar as ações preventivas que se procurou implementar através da criação do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), estabelecido pela Lei 11.343. Mas, claro, sem deixar de dar uma atenção especial à repressão da produção e do tráfico ilícito de drogas – ressaltou.

A deputada destacou que, apesar de serem avançadas, as políticas públicas sobre drogas oferecidas pelo Governo Federal, ainda usam timidamente os mecanismos de comunicação para a disseminação de informações e para o acolhimento de denúncias. “Acredito que ações mais explícitas nesse sentido, como a criação de uma central de atendimento telefônico voltada para o combate às drogas, podem trazer bons resultados. É por isso que apresentei esse PL”, falou.

A deputada federal destacou o trabalho na Comissão Especial criada para oferecer parecer ao Projeto de Lei 7663, de 2010, de autoria do deputado Osmar Terra, onde atuam, ao longo deste ano, no sentido de apresentar ao Brasil uma consistente legislação de enfrentamento às drogas. Para finalizar, Iracema disse que a intenção é fortalecer o atual Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, criando uma integrada rede de serviços de prevenção, tratamento, reinserção social e combate ao tráfico de drogas.

“Esperamos, dessa forma, ajudar o Brasil a caminhar na direção de um conjunto de políticas públicas realmente capazes de combater esse fenômeno tão complexo, que compromete a vida de milhares de famílias em todo o País”, finalizou.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.