Fechar
GP1

Política

Alunos da rede municipal de ensino em Picos (PI) vão à escola em "paus de arara"

Em várias localidades do município os alunos da rede municipal de ensino de Picos ainda são transportados para a escola em cima de "paus de arara".

Imagem: José Maria Barros / GP1Clique para ampliarTransporte de alunos do município de Picos ainda é feito em caminhões paus de arara(Imagem:José Maria Barros / GP1)Transporte de alunos do município de Picos ainda é feito em caminhões paus de arara
Contrariando o discurso do prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano e do ex-secretário da educação, vereador Manoel Vieira de Barros Lima, que afirmam ser a educação prioridade na gestão ‘Ordem e Progresso”, alunos da rede municipal de ensino estão sendo transportados em cima de caminhões “paus de arara” e em caminhonetes tipo D-20, que não oferecem nenhuma segurança.

Mesmo sendo condenada pelo Ministério da Educação, que manda mensalmente recursos destinados à aplicação em transporte público, a utilização de caminhões “Paus de araras” e caminhonetes tipo D-20 para levar alunos de suas comunidades para as escolas da rede municipal de ensino, tem sido uma prática comum na atual administração de Picos.

Imagem: José Maria Barros / GP1Clique para ampliarCaminhonetes D - 20 também são utilizadas no transporte de alunos do município de Picos(Imagem:José Maria Barros / GP1)Caminhonetes D - 20 também são utilizadas no transporte de alunos do município de Picos
Segundo o suplente de vereador Simão Carvalho Filho, essa prática pode ser comprovada diariamente na região de Cristovinho, Bocolô, Estrivarias, Curralinho I e II e em outras localidades do município, onde os alunos não dispõem de transporte adequado para se deslocarem até as escolas e são obrigados a viajarem em carros abertos de carrocerias, os tradicionais “paus de arara”, bem como em caminhonetes tipo D-20.

O ex-vereador e líder político Simão Carvalho citou o caso dos alunos residentes no povoado Cristovinho, que são transportados para a escola em um caminhão 3/4, sem nenhuma segurança, sujeitos a caírem tendo em vista que no trajeto existem muitas ladeiras. Da mesma forma é feito o transporte dos alunos de Curralinho I para Curralinho II, onde fica a unidade escolar Expedito Albano de Moura.

Imagem: José Maria Barros / GP1Clique para ampliarAlunos chegando à escola municipal Expedito Albano de Moura após longo trajeto em pau de arara(Imagem:José Maria Barros / GP1)Alunos chegando à escola municipal Expedito Albano de Moura após longo trajeto em pau de arara
Simão Carvalho Filho informa ainda que existe uma caminhonete tipo D-20 transportando alunos de Serra do Tanque, também uma região de difícil acesso devido, principalmente, a uma grande ladeira. “Tem outras comunidades na mesma situação, como Lagoa dos Félix, de onde os alunos são transportados em caminhonetes D-20 até o povoado Coroatá”, denuncia Simão, acrescentando que não é somente nesta região citada que acontece esse descaso, mas em outras localidades a situação é a mesma, apesar dessa prática não ser permitida pelo MEC.

O suplente de vereador Simão Carvalho disse também que está sendo perseguido desde que houve o rompimento do prefeito Gil Paraibano com o deputado Kleber Eulálio. Ele lembra que por conta disso, muitas pessoas que tinham transporte escolar trabalhando para a prefeitura de Picos foram prejudicados.

Imagem: José Maria Barros / GP1Clique para ampliarAlunos chegam a escola municipal Expedito Albano em cima de paus de arara(Imagem:José Maria Barros / GP1)Alunos chegam a escola municipal Expedito Albano em cima de paus de arara
“Eu tenho uma pessoa que trabalha há 14 anos nessa área, que é o José Idelfonso carvalho, que transporta em carro fechado alunos do povoado Nossa Senhora da Saúde, Curralinho I e II e Cristovinho, com destino ao colégio Vidal de Freitas, na zona urbana de Picos e agora recebeu um comunicado da secretária municipal da Educação de que só ficará este mês, pois em abril o serviço já será feito por uma outra pessoa”, denunciou, adiantando que há comentários de que o dono do carro a ser contratado é um irmão do vereador José Luís de Carvalho, aliado do prefeito Gil Paraibano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.