A Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Piauí, que tem à frente o delegado Cadena Júnior, apresentou resultados importantes, sobretudo no ano de 2024, com o processo de modernização dos procedimentos, resultando na aproximação da sociedade aos servidores da instituição.
Em função da implantação do sistema eletrônico EPAD, desenvolvido em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), a Corregedoria da Polícia Civil do Piauí conseguiu reduzir o tempo médio de tramitação dos processos administrativos para 11 dias, no ano de 2024, proporcionando mais eficiência na finalização do PADs.
Com isso produtividade da Corregedoria da Polícia Civil do Piauí registrou um crescimento exponencial em comparação aos anos anteriores, destacando-se o aumento no número de processos gerados, tramitados e encerrados demonstrando a eficiência na resolução de Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) e sindicâncias investigativas e punitivas mantendo padrões elevados de governança e accountability.
Corregedoria Itinerante
Com objetivo de ampliar as ações da Corregedoria da Polícia Civil do Piauí, o delegado Cadena Júnior desenvolveu o projeto “Corregedoria Itinerante”, que foi aos municípios de Picos, Bom Jesus, Paulistana e Parnaíba, a fim de promover ações educativas para conscientização sobre o papel da corregedoria.
Demissões de policiais civis
Nos últimos dois anos, 12 policiais civis foram demitidos da instituição e o primeiro mês de 2025 pode se encerrar com três demissões, conforme apuração do GP1.
2023 - 6 demissões
2024 - 6 demissões
2025 – 2 demissões
O levantamento feito pelo GP1 junto à Corregedoria da Polícia Civil do Piauí mostra um aspecto disciplinar que tem sido defendido pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, sobretudo com o investimento em tecnologia para aumentar a resolução dos procedimentos e entregar resposta eficaz à sociedade.
Ver todos os comentários | 0 |