Fechar
GP1

Polícia

Suspeito de chefiar PCC no Piauí é preso em restaurante de SP com miss

O traficante é apontado como principal responsável pelo envio de drogas para o Piauí.

O traficante identificado como Maikom Sousa Alves, mais conhecido como “Lacoste”, suspeito de chefiar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no Piauí, foi preso enquanto jantava em um restaurante de luxo em São Paulo, nessa segunda-feira (24). No momento da prisão, ele estava acompanhado da Miss Terra Piauí e dentista Carina Machado.

Em entrevista ao GP1, o delegado Luciano Santana, afirmou que a Polícia Civil de Oeiras iniciou uma investigação que apurou o envio de drogas de São Paulo para o estado do Piauí, dando origem à deflagração da Operação Franquia, em 21 de setembro de 2021. Durante a fase ostensiva da operação, sete alvos foram presos, porém, o principal criminoso, Maikom Sousa Alves, não foi localizado e passou a ser considerado foragido desde então.


Foto: Reprodução/WhatsAppMaikom Sousa Alves, conhecido como Lacoste
Maikom Sousa Alves, conhecido como Lacoste

“Ele vinha sendo investigado, anteriormente, e essas investigações revelaram que ele foi identificado como um grande fornecedor de drogas na região de Oeiras, Santo Inácio do Piauí, onde ele tem família e uma casa bastante luxuosa, na região de Simplício Mendes e até em Teresina também. Nós deflagramos a Operação Franquia, em setembro de 2021, com mais de 10 mandados, sendo ele o alvo principal. Naquela ocasião, ele não foi preso e, desde então, passou a ser considerado foragido. O inquérito prosseguiu, ele foi indiciado e, recentemente, foi condenado a mais de 10 anos de prisão, com expedição de mandado de prisão para cumprimento de pena”, explicou o delegado.

O traficante coordenava de São Paulo um esquema de envio de drogas ao Piauí que movimentava ao menos R$ 500 mil por mês.

Troca de informações com a Polícia Civil de São Paulo

Ainda de acordo com o delegado Luciano Santana, mesmo com o indiciamento de Maikom Sousa Alves e outros 13 investigados, a Polícia Civil do Piauí continuou buscando encontrá-lo, através de trocas de informações com unidades policiais de vários estados da federação. Na noite de ontem os policiais da São Paulo conseguiram identificar sua localização e deram cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário do Piauí.

“A nossa base da inteligência da Polícia Civil manteve contato com a Polícia Civil de vários estados, em especial, em São Paulo, que é a região de onde ele trazia drogas, e os policiais conseguiram localizá-lo em um restaurante, na presença de uma mulher, após um levantamento feito por eles”, acrescentou o delegado Luciano Santana.

Miss Piauí foi liberada

A miss piauiense Carina Machado foi liberada após prestar depoimento. Ela não é considerada suspeita de envolvimento nos crimes pelos quais o traficante foi preso. Segundo a assessoria da modelo, ela afirmou ter conhecido Lacoste momentos antes de ele ser detido e ter ido ao restaurante para encontrar alguns amigos. Durante o jantar, ela estava conversando com o suspeito quando a polícia chegou e realizou a prisão.

Foto: Reprodução/InstagramCarina Machado, Miss Piauí Terra
Carina Machado, Miss Piauí Terra

Traficante foi alvo da Operação Franquia

O Ministério Público do Piauí, por meio da promotora Ednolia Evangelista de Almeida, ofereceu denúncia criminal contra Maikom Sousa Alves e outros 13 alvos da Operação Franquia, deflagrada em setembro de 2021 no interior do Piauí, com intuito de desarticular um esquema criminoso de tráfico de drogas no estado. A denúncia foi ajuizada no dia 31 de dezembro de 2021.

Foram denunciados: Marcos Antônio Mendes Silva, Maikom Sousa Alves, Roniel Felipe de Melo, Aliton Pereira de Sousa, José Vicemar Alves Carreiro, Isnarde de Nascimento Rêgo, Artur Siqueira Dantas, Antônio Kelson de Sousa Pereira, Adriano Dantas Borges, Edson Lustosa, Antônio Herbert da Silva Pereira, Antônio Valentim Santos, Pedro Vitor de Moura e Maecio Pereira da Silva Sousa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.