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Piauí firma parceria para abordagem de ensino de matemática na rede estadual

Programa Mentalidades Matemáticas irá formar educadores e técnicos da Secretaria de Educação.

Reconhecendo a importância de fortalecer o ensino da matemática para preparar os jovens para os desafios do futuro, o Piauí fechou uma parceria com o Itaú Social e o Mentalidades Matemáticas (MM), programa desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford e implementado no Brasil pelo Instituto Sidarta. Abordagem de ensino inovadora, o Mentalidades Matemáticas aposta em atividades visuais e colaborativas, além de estimular a criatividade dos estudantes na solução de problemas. De 2 a 6 de setembro, será realizada a primeira etapa desta parceria, que tem como foco os formadores da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI).

Estes formadores serão os responsáveis por preparar os professores da rede pública para aplicar abordagem MM nas salas de aula. Durante a semana de imersão, os participantes irão se aprofundar nos fundamentos dessa abordagem e experimentar sua aplicação prática. A semana também será uma oportunidade para fortalecer as competências matemáticas dos formadores, para que eles estejam preparados para compartilhar suas aprendizagens e desenvolver a abordagem com docentes da rede.


Foto: Divulgação/MMPiauí introduz abordagem inovadora de ensino de matemática na rede de educação
Piauí introduz abordagem inovadora de ensino de matemática na rede de educação

"O Programa Mentalidades Matemáticas tem costurado parcerias em diferentes regiões do país sempre com um mesmo objetivo: promover o desenvolvimento integral e a mobilidade social dos nossos estudantes, usando a educação matemática como ferramenta. Com essa parceria, os jovens do estado do Piauí poderão experimentar um processo de aprendizagem que vai muito além das contas e fórmulas. Um processo que desenvolve competências cruciais para o século XXI, como criatividade, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas e de trabalho em equipe", afirma Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

A parceria da Secretaria Estadual de Educação do Piauí com o Itaú Social e o Instituto Sidarta pretende também fortalecer o regime de colaboração com os municípios do estado. A proposta é formar professores e transformá-los em referência na aplicação de MM, com um projeto de dois anos focado nos anos finais do Ensino Fundamental, período que considera do 6º ao 9º ano.

“Nessa etapa, os estudantes consolidam o conhecimento básico de matemática e se preparam para conceitos mais avançados. Esse salto pode ser intimidador, fazendo com que alguns alunos se sintam desencorajados a estudar. Por isso, é crucial criar um ambiente onde eles possam se arriscar sem medo ou vergonha de errar, pois é a partir dessa confiança que eles conseguem avançar e aprender”, explica Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social.

Além da imersão, será realizado em 9 de setembro um encontro de sensibilização que reunirá os formadores e os 148 professores da rede estadual de educação. Os docentes serão apresentados aos princípios das Mentalidades Matemáticas e vivenciarão atividades desenvolvidas de acordo com a abordagem MM.

De outubro a dezembro, a parceria prevê a continuidade da formação com encontros presenciais mensais com os formadores da rede. A iniciativa inclui a exploração teórica e prática da abordagem, discussões sobre desafios em sala de aula, compartilhamento de experiências entre os educadores e, ainda, coleta e análise de evidências sobre o processo.

Salto em escolaridade matemática de 1 ano e 3 meses em Cotia (SP)

Baseado em estudos da neurociência, o Programa Mentalidades Matemáticas desmistifica a ideia de que a disciplina é para poucos. A iniciativa propõe atividades que apresentam uma matemática equitativa, aberta, criativa e visual, trazendo propostas colaborativas e estimulando uma nova maneira de pensar e se relacionar com essa área do conhecimento.

O MM tem ampliado sua capilaridade pelo país por meio de cursos presenciais e online para educadores, grupos de estudos e aplicações em salas de aulas a partir de parcerias com secretarias de educação.

Em oito anos de aplicação no Brasil pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA), o programa já formou mais de 12 mil professores na abordagem, impactando mais de 1,1 milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA), Cruz (CE), Santana do Ipanema (AL) e Vespasiano (MG). Ainda há centenas de professores em formação em cinco municípios do Mato Grosso do Sul: Tacuru, Aral Moreira, Antônio João, Naviraí e Caarapó.

Em Cotia (SP), alunos de 4º e 5º anos que participaram de um Curso de Férias de dez dias tiveram um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

Sobre o Instituto Sidarta

Fundado em 1998, o Instituto Sidarta é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para alterar as políticas públicas educacionais, desenvolvendo pesquisas, realizando projetos, implementando e disseminando ações que promovam uma educação para a equidade, sempre alinhada aos nossos três princípios.

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