Fechar
GP1

Piauí

Piauí adere a ferramenta para localizar crianças desaparecidas

Iniciativa é resultado uma parceria entre o Ministério da Justiça e a empresa de tecnologia Meta.

O Piauí é um dos nove estados brasileiros que aderiram ao Protocolo Amber Alerts, uma ferramenta criada para auxiliar na localização de crianças e adolescentes desaparecidos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a empresa de tecnologia Meta.

A ferramenta funciona através de um alerta enviado no Instagram e no Facebook para usuários que estejam em um raio de 160 km do local do desaparecimento. Além do Piauí, Acre, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e Pernambuco também aderiram ao protocolo.


O Ministério da Justiça informa que já houve um caso solucionado com o auxílio da ferramenta. Trata-se de uma criança de dois meses que foi encontrada e devolvida à mãe no Ceará, em fevereiro deste ano. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 6.498 casos de desaparecimento de pessoas com até 17 anos no Brasil. Em 2023, esse número foi de 20.416, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.

A cooperação técnica entre o ministério e a Meta ocorre por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlap). Após identificar algum caso de criança ou adolescente desaparecido, a Polícia Civil reporta a ocorrência ao Ciberlab, que comunica a Meta. A empresa, então, divulga fotos e descrição das roupas da criança ou adolescente em todos os feeds do Facebook e do Instagram, em um raio de 160 quilômetros do local onde a vítima foi vista pela última vez.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.