Fechar
GP1

Piauí

Unicef premia 94 municípios do Piauí por avanços em políticas públicas

Os municípios piauienses premiados conseguiram avanços acima da média nacional em diversas áreas.

Alef Leão/GP1 1 / 17 Selo Unicef Selo Unicef
Alef Leão/GP1 2 / 17 Solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles Solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 3 / 17 Solenidade de premiação dos municípios piauienses Solenidade de premiação dos municípios piauienses
Alef Leão/GP1 4 / 17 Presidente da APPM, Toninho de Caridade Presidente da APPM, Toninho de Caridade
Alef Leão/GP1 5 / 17 Representante do Unicef, Rui Aguiar Representante do Unicef, Rui Aguiar
Alef Leão/GP1 6 / 17 Primeira-dama Isabel Fonteles Primeira-dama Isabel Fonteles
Alef Leão/GP1 7 / 17 Governador do Piauí, Rafael Fonteles Governador do Piauí, Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 8 / 17 Evento do Unicef Evento do Unicef
Alef Leão/GP1 9 / 17 Toninho de Caridade Toninho de Caridade
Alef Leão/GP1 10 / 17 Rui Aguiar Rui Aguiar
Alef Leão/GP1 11 / 17 Cerimônia do Unicef Cerimônia do Unicef
Alef Leão/GP1 12 / 17 Isabel Fonteles Isabel Fonteles
Alef Leão/GP1 13 / 17 Rafael Fonteles, governador do Piauí Rafael Fonteles, governador do Piauí
Alef Leão/GP1 14 / 17 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 15 / 17 Evento no Teresina Hall Evento no Teresina Hall
Alef Leão/GP1 16 / 17 94 prefeituras piauienses receberam o prêmio 94 prefeituras piauienses receberam o prêmio
Alef Leão/GP1 17 / 17 Unicef premiou municípios do Piauí Unicef premiou municípios do Piauí

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) entregou, na manhã desta terça-feira (3), troféus a 94 municípios do Piauí que apresentaram, entre 2021 e 2024, melhorias nas políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. O evento, realizado no Teresina Hall, zona Leste da capital, contou com a participação do governador Rafael Fonteles (PT).

Os municípios premiados conseguiram avanços acima da média nacional em diversas áreas. “É uma alegria participar desse momento histórico em que mais de noventa municípios do Piauí recebem o selo Unicef, mostrando o compromisso com as políticas para a infância e para a adolescência. É um número histórico. Eu quero que seja nos duzentos e vinte e quatro municípios, mas, sem dúvidas, é um passo enorme que damos agora. Significa que toda essa sensibilidade que tem sido promovida através do Pacto pelas Crianças do Piauí, das políticas de acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado e das entidades do terceiro setor tem repercutido bem e sensibilizado aqueles que têm a caneta na mão para priorizar essas políticas dentro das suas gestões. Hoje é um momento de festa e de sensibilização para aqueles que ainda não conseguiram obter esse selo Unicef”, declarou o governador Rafael Fonteles.


O chefe do escritório do Unicef no Piauí, Rui Aguiar, ressaltou que os números obtidos pelo Piauí são inéditos. “Essa é a maior conquista do Piauí na área da infância e da adolescência nos últimos trinta e cinco anos. Desde que foi assinada a Convenção sobre os Direitos da Criança, há vinte e cinco anos, em 1989, essa é a maior conquista que temos. Essa conquista também consolida uma decisão que o povo brasileiro tomou na redemocratização: de escolher os municípios como local de realização dos direitos de crianças e adolescentes”, frisou.

APPM

O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade (PSD), presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), falou da relevância do reconhecimento do Unicef. “É um momento gratificante estarmos aqui hoje sendo reconhecidos por uma entidade internacional, que reconhece as ações municipais de interesse público que vêm melhorando essas ações tão sensíveis da primeira infância, da criança e do adolescente. Então, é um momento gratificante para o município de Caridade, como também para todos os municípios. O Piauí se destaca como o estado que foi, proporcionalmente, mais reconhecido nessas políticas públicas. Isso é um avanço, e a gente espera que, nos próximos anos, os outros municípios também possam alcançar e ter o reconhecimento desse selo, que é de grande importância”, afirmou.

Piripiri

Jôve Oliveira (PT), prefeita reeleita de Piripiri, destacou os avanços nas políticas de saúde e educação na cidade. “Superamos os desafios da pandemia. Piripiri hoje é reconhecida como uma cidade que mais vacina, uma das mais organizadas no que tange à questão da vacinação, e também mantemos as crianças na escola, que é uma prioridade nossa. Quando assumimos, não tínhamos nenhuma escola de tempo integral. Hoje, já são catorze, e a nossa meta é chegar a cinquenta e três neste segundo mandato”, colocou.

Bom Jesus

O prefeito Nestor Elvas (MDB), de Bom Jesus, comemorou os índices alcançados pelo município. “Bom Jesus, mais uma vez, no pódio, se destacando como uma das melhores gestões do Piauí. Hoje estamos aqui na premiação do selo Unicef, que mede os impactos sociais relacionados à saúde, educação e adolescência. Bom Jesus recebe o selo ouro. A gente parabeniza toda a nossa equipe”, afirmou.

Simplício Mendes

Márcio Moura (PSD), prefeito de Simplício Mendes, destacou o trabalho conjunto das secretarias municipais. “É com muita alegria que estamos aqui para receber esse prêmio tão importante, o reconhecimento do nosso trabalho, das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do município de Simplício Mendes. Aqui, é uma parceria das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, e queremos continuar com esse fortalecimento no trabalho voltado para as crianças do município”, disse.

Landri Sales

Já o prefeito de Landri Sales, Delismon Soares (MDB), enfatizou a união dos gestores no avanço dessas políticas públicas. “A importância dessa certificação é muito grande, porque mostra o compromisso da nossa equipe gestora com as nossas crianças em Landri Sales, tanto na Secretaria de Assistência Social quanto na de Educação e Saúde. Todos os gestores estão envolvidos nesse compromisso de zelar e cuidar bem das crianças de Landri Sales”, pontuou.

São João do Piauí

Ednei Modesto (MDB), prefeito de São João do Piauí, lembrou que o município já havia registrado bons índices em 2021. “Em 2021, já fomos contemplados e agora, em 2024, repetimos a conquista. Isso é a demonstração de que estamos fazendo o dever de casa. Estamos muito felizes por isso. Quero parabenizar nossa equipe, que é competente. Todos os índices necessários, tanto na saúde, na educação, quanto no social, foram alcançados. Esse reconhecimento é importante, valoroso e nos motiva a trabalhar ainda mais”, explanou.

Fronteiras

O prefeito Eudes Ribeiro (PSD), de Fronteiras, ressaltou que a prioridade de sua administração tem sido trabalhar em prol das crianças e adolescentes. “É uma grande conquista, haja vista que o município tem como uma das prioridades trabalhar o apoio às crianças e adolescentes, principalmente em uma época tão complicada, tão difícil, que requer todo o cuidado, carinho e atenção. E nós estamos imensamente agradecidos a todos que nos apoiaram e a todas as equipes que nos proporcionaram esse momento”, declarou.

Resultados no Piauí

Atenção à primeira infância – 182 cidades garantiram oferta de serviços de atenção à Primeira Infância nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); 124 municípios elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI);

Condições de higiene – 124 cidades implementaram o Programa de Lavagem de Mãos nas escolas;

Oportunidades – 107 municípios promoveram atividades que geraram oportunidades de estágio, aprendizagem e trabalho para adolescentes e jovens;

Saúde mental – 139 cidades implementaram fluxo de atendimento em saúde mental; 129 municípios criaram Serviço de Apoio Psicossocial;

Proteção contra violências – 119 municípios promoveram algum tipo de campanha de prevenção e resposta às violências; 117 cidades implantaram os protocolos da Lei de Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), prevenindo a revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência; 119 municípios comprovaram ter Conselho Tutelar em condições adequadas de funcionamento;

Políticas sociais – 118 cidades estabeleceram prioridade ao SUAS em suas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO);

Cidadania e participação social – 115 municípios criaram núcleos de cidadania de adolescentes (NUCAs).

Veja a lista dos municípios piauienses certificados:

Acauã

Água Branca

Altos

Alvorada do Gurguéia

Angical do Piauí

Anísio de Abreu

Antônio Almeida

Aroazes

Arraial

Assunção do Piauí

Avelino Lopes

Barras

Bela Vista do Piauí

Belém do Piauí

Beneditinos

Bom Jesus

Bonfim do Piauí

Boqueirão do Piauí

Brejo do Piauí

Buriti dos Montes

Cabeceiras do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí

Campo Grande do Piauí

Campo Maior

Caridade do Piauí

Castelo do Piauí

Cocal

Cocal dos Alves

Coivaras

Conceição do Canindé

Cristino Castro

Curralinhos

Demerval Lobão

Dom Expedito Lopes

Domingos Mourão

Dom Inocêncio

Elesbão Veloso

Esperantina

Francinópolis

Francisco Macedo

Fronteiras

Inhuma

Ipiranga do Piauí

Isaías Coelho

Jardim do Mulato

Juazeiro do Piauí

Lagoa de São Francisco

Lagoa do Piauí

Lagoa do Sítio

Landri Sales

Luzilândia

Marcolândia

Massapê do Piauí

Milton Brandão

Monsenhor Hipólito

Monte Alegre do Piauí

Novo Oriente do Piauí

Oeiras

Olho D'Água do Piauí

Padre Marcos

Pajeú do Piauí

Paquetá

Patos do Piauí

Pau D'Arco do Piauí

Paulistana

Pedro II

Pedro Laurentino

Nova Santa Rita

Picos

Pimenteiras

Pio IX

Piripiri

Queimada Nova

Santa Cruz do Piauí

Santa Rosa do Piauí

São João da Serra

São João da Varjota

São João do Arraial

São João do Piauí

São José do Divino

São Julião

São Miguel do Fidalgo

São Miguel do Tapuio

São Pedro do Piauí

São Raimundo Nonato

Sigefredo Pacheco

Simões

Simplício Mendes

Sussuapara

Valença do Piauí

Várzea Branca

Vera Mendes

Vila Nova do Piauí

Wall Ferraz

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.