O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou na manhã desta quarta-feira (13), o Seminário Cerrado Vivo, pelo Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. O objetivo da solenidade é apresentar à sociedade e ao público interno e externo da pasta os resultados das operações de combate ao desmatamento do bioma Cerrado no Estado.
A iniciativa atende ainda a duas metas do Governo, sob coordenação da pasta: Zooneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais. O secretário estadual do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, detalhou os avanços da pasta ambiental e como está sendo realizado o monitoramento do desmatamento ou supressão vegetal no estado do Piauí.
“Nesse debate sobre o Cerrado do Piauí vamos apresentar dados e estatísticas sobre o desmatamento, ressaltando que conseguimos diminuir em 59% o desmatamento ilegal no Piauí. Em contrapartida, 80% das supressões vegetais que aconteceram em 2023 no Piauí, foram autorizadas pelo órgão ambiental competente. Isso se deve a 3 fatores principais: o aumento da fiscalização, com a Operação Cerrado Vivo 1 e 2; a integração das instituições Semarh, Polícia Civil, Polícia Militar e os órgãos ambientais; o monitoramento por satélite: toda área que tem supressão ambiental no Piauí é monitorada 24h”, destacou Daniel Oliveira.
Durante a programação do Seminário, foram entregues equipamentos e materiais a brigadas municipais localizadas na região dos Cerrados no Piauí, para o fortalecimento do trabalho de preservação do bioma. O Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh, Felipe Gomes, o Relatório de Desmatamento no Piauí explicou como estão sendo realizadas as denúncias dos crimes ambientais.
“O combate popular é feito através dos canais de denúncias. Mas o principal são os alertas das imagens de satélite. Assim que é identificado que está havendo um desmatamento a Semarh vai a campo para averiguar e tomar as medidas cabíveis sobre a situação e punir os envolvidos”, esclareceu Felipe Gomes.
Também foi apresentado pelo Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh o Relatório de Desmatamento no Piauí no primeiro semestre de 2023, com ênfase para o Cerrado. Os resultados das operações Cerrado Vivo, realizadas pela pasta neste ano, também serão apresentados durante o evento.
Ver todos os comentários | 0 |