O desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí, está entre os candidatos inscritos a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao todo, 59 desembargadores estaduais estão concorrendo a duas vagas em aberto para o cargo.
O prazo para que os tribunais encaminhassem os nomes dos candidatos encerrou nessa quarta-feira (31). Agora, os ministros do STJ devem escolher quatro desembargadores em votação secreta, que ocorrerá no dia 23 de agosto. A lista com os mais votados será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável por definir os escolhidos.
Os indicados pelo presidente ainda serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e submetidos à votação no Plenário. Caso sejam aprovados pelos parlamentares, serão nomeados.
As duas vagas, direcionadas a membros de tribunais estaduais, foram abertas com a aposentadoria de Jorge Mussi e o falecimento de Paulo de Tarso Sanseverino.
Biografia
Erivan Lopes nasceu em Santo Antônio de Lisboa, no interior do Piauí, e ocupa o cargo de desembargador do TJ-PI desde 22 de junho de 2009. Ele foi presidente do órgão entre 2016 e 2019.
Atualmente é presidente da 6ª Câmara de Direito Público, da 2ª Câmara Especializada Criminal e das Câmaras Reunidas Criminais do Tribunal de Justiça do Piauí. Também é Vice-Diretor da Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |