Fechar
GP1

Piauí

Eclipse anular poderá ser visto no Planetário da UFPI

Segundo a professora Cláudia Adriana Melo, coordenadora do planetário, o espaço será aberto às 15h30.

Neste sábado (14) os piauienses poderão apreciar o eclipse anular do sol, onde será formado um “anel de fogo” ao redor da lua, que será visível em diversos países. O fenômeno, no entanto, não pode ser visto a olho nu, sendo necessário o uso de algumas lentes específicas, a fim de evitar lesões graves nos olhos. Como alternativa, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai projetar a imagem do eclipse no seu Planetário, situado no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Segundo a professora Cláudia Adriana Melo, coordenadora do planetário, o espaço será aberto às 15h30. No local será feita uma projeção na parede para observação indireta do eclipse.


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Brasil, a faixa central da sombra do eclipse passará em sequência pelos estados do Amazonas (Tefé e Nova Aripuanã), Pará (São Félix do Xingu e Parauabepas), Tocantins (Araguaína), Maranhão (Lajeado Novo, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras e São João dos Patos), Piauí (Oeiras, Valença do Piauí, Picos e Fronteiras), Ceará (Juazeiro do Norte, Iguatu e Bom Jesus), Pernambuco (Araripina), Paraíba (Patos, Campina Grande e João Pessoa) e Rio Grande do Norte (Pau do Ferros, Apodi, Caicó, Assu, Natal e Parnamirim).

Ainda conforme o órgão federal, em Teresina o eclipse terá intensidade de 87,3%.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.