A história do ex-aluno do CEEP José Pacífico de Moura Neto, Nairon Ruan Souza de Jesus, de 19 anos, foi contada em destaque no site do Itaú Educação e Trabalho. Ele foi um dos estudantes beneficiados pela parceria da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) com a instituição para fortalecer a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e inserir os jovens no mundo do trabalho.
Antes mesmo de concluir o Curso Técnico em Informática, em 2020, Nairon conseguiu um estágio e atualmente trabalha como analista de hardware, cuidando da parte de TI, manutenção e suporte de computadores. Ele explica que o curso técnico também serviu como base para o ingresso dele no ensino superior. O ex-aluno do CEEP José Pacífico está cursando o terceiro período do Curso de Ciências da Computação.
Nairon Ruan Souza de Jesus tinha apenas 12 anos quando ganhou dos pais seu primeiro computador. Mas o equipamento que deveria ser apenas uma ferramenta para auxiliar nos estudos, acabou tornando-se também um objeto de estudo. Afinal, como aquela máquina funcionava? Foi assim que o jovem descobriu a paixão por tecnologia.
Ele sempre estudou em escolas públicas e, quando soube que no CEEP José Pacífico de Moura Neto, localizado no Bairro Novo Horizonte, em Teresina, poderia ter acesso ao ensino técnico na área de Informática, não pensou duas vezes. “Quando entrei no curso, eu sabia o que queria, mas não tinha ideia por onde começar. No decorrer do curso tive todo o apoio que precisava para saber o que era necessário para entrar no mercado de trabalho e me tornar um profissional”, afirmou o estudante.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ampliar e aprimorar a educação profissional e tecnológica por meio da qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho é uma das metas prioritárias do governo Rafael Fonteles. “Além de dobrar o número de escolas em tempo integral, vamos trabalhar para expandir e aprimorar a educação profissional e técnica, qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho, com destaque para as áreas de tecnologia da informação, agrotécnico e turismo. Nosso objetivo é acelerar os avanços para fortalecer ainda mais a educação no nosso estado”, pontuou o gestor.
Ver todos os comentários | 0 |