Aconteceu na tarde desta sexta-feira (23) a formatura da primeira turma da Escola de Eletricistas, projeto da Equatorial Piauí, executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, foram formados 23 profissionais, em solenidade realizada no auditório da Fiepi, na zona sul de Teresina.
O presidente da Equatorial, Lener Jaime, afirmou ao GP1 que o Piauí era muito carente em mão de obra nessa área, por isso a formação desses profissionais é tão importante. “É uma satisfação muito grande para nós estar formando essa primeira turma com essa parceria com o Senai, a expectativa é muito grande, a sociedade depende disso, nós queremos aprimorar cada vez mais a qualidade da nossa mão de obra, então esse projeto é extremamente certeiro. O Piauí é um estado muito carente em mão de obra nesse segmento, e agora com esse programa, essa parceria com o Senai, temos essa primeira turma que está se formando”, declarou.
O gerente corporativo do projeto da Equatorial, Leonardo Eustáquio, disse que o projeto começou a ser concebido ainda em 2020. “É um programa que nasceu com aquela necessidade de nós profissionalizarmos essa base. Em julho de 2020 começamos um programa de revisão de procedimentos, de processos dentro do grupo Equatorial para padronizar isso, e dentro do bojo do programa nós verificamos que precisaríamos criar uma matriz de capacitação da sociedade e a gente chamou de Escola de Eletricistas. Fomos em busca de parceiros e o Senai aceitou essa empreitada”, falou.
Leonardo Eustáquio ressaltou que a profissão de eletricista estava caindo no esquecimento, daí a importância de se formarem noivos profissionais. “O fato é que esses meninos e meninas que estão se formando hoje já tem uma outra identidade, deixaram de ser alunos para serem eletricistas, e isso para nós do grupo Equatorial é extremamente importante, porque a gente começa a protagonizar, essa educação traz no bojo dela todo esse arcabouço de novas oportunidades para o setor, para a Equatorial, para os parceiros da Equatorial e para o Senai. Coisas que estavam realmente esquecidas estão ressurgindo, era uma carreira extremamente esquecida, nós não tínhamos mais eletricistas formados, a gente estava procurando eletricistas formados”, colocou o gerente da Equatorial.
Parceria com Senai
Eline Melo, gerente das escolas do Senai, explicou que o curso é composto por várias matrizes de formação, incluindo formação comportamental. “Essa parceria com a Equatorial foi muito importante, mais ainda para a comunidade em geral. A gente formou agora a primeira de eletricistas de rede de distribuição, que na verdade foi um programa de formação com quatro cursos agregados, de segurança, um módulo inicial comportamental, então eles saem formados com excelência no serviço que for prestado. A gente entende que um bom profissional não é só técnico, ele tem uma competência, tem equilíbrio emocional, tem competência em se comunicar, em atender bem, em ter empatia, ética, em todos os cursos do Senai temos disciplinas e conteúdos que também trabalham essas competências pessoais”, frisou.
Única mulher da turma
Carliane Aragão, única mulher da turma da Escola de Eletricistas, enfatizou sua alegria em se formar em uma área dominada por homens. “É uma grande conquista porque hoje, como tudo sabe, essa área da eletricidade é dominada por homens, então eu ser a primeira mulher pioneira na escola, que vai estar ali fazendo todos os procedimentos que eles fazem da mesma forma, é muito gratificante”, afirmou.
Ao final da solenidade de formatura, o presidente da Equatorial informou que uma segunda turma já está em curso."A segunda turma já está em curso, em breve teremos a formatura e é uma formatura que traz profissionais prontos e habilitados para estarem prestando esses serviços. A expectativa maior é da sociedade, do nosso consumidor, esse é o Grupo Equatorial Energia, trabalhando todo dia pelo cliente", concluiu Lener Jaime.
Ver todos os comentários | 0 |