O secretário de Estado da Saúde Neris Júnior, se reuniu na manhã desta sexta-feira (22) com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Auridene Moreira, e a vice-presidente, Leopoldina Cipriano. Entre as pautas da reunião estão o reforço do enfrentamento a dengue nos municípios piauienses. No último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente a 15° semana do ano de 2022, o estado apresentou um aumento de 610% de novos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o secretário Neris Júnior, o trabalho em conjunto da Sesapi e do Cosems para reforçar o enfrentamento a dengue no estado é essencial para reduzir a taxa de novos casos que vem sendo notificados.
"Verificamos um grande aumento do número de casos por todo o estado nas últimas semanas. Nossas equipes técnicas já vêm mantendo um contato com nossos municípios buscando melhores estratégias para reduzir os casos. Com essa atuação conjunta ao Cosems esperamos ter maior efetividade das ações para redução de casos", destacou o secretário.
A presidente do Cosems, Auridene Moreira, destaca a importância dessa atuação conjunta, principalmente nos 28 municípios que vem apresentando maior impacto da doença atualmente.
"Buscamos essa aproximação com a Sesapi para reforçar as ações de enfrentamento a dengue e a Chikungunya no nosso estado através de um plano de contingência mais efetivo. Esse diálogo procura identificar o que podemos estar trabalhando para orientar e reforçar os municípios das nossas regiões de saúde. Além disso, identificamos também a necessidade de um chamamento junto à população para nos ajudar no enfrentamento a dengue", disse a presidente do Cosems.
Sensibilizar os municípios sobre a importância da participação da população nas medidas preventivas, uso do carro fumacê, exame laboratorial foram algumas das demandas.
O secretário Neris Júnior reforça a necessidade dessa cooperação da população junto ao poder público para que o enfrentamento à dengue e a Chikungunya seja mais eficaz.
"Já estamos empregando o uso do carro fumacê em alguns municípios e viabilizando este serviço para outras cidades piauienses, mas também precisamos que a população nos ajude. Nossas equipes já verificaram que mais de 80% dos criadouros de mosquito são localizados em ambientes domiciliares. Caso a população ajude a eliminar esses locais propícios para o desenvolvimento do mosquito, teremos uma boa resposta no que diz respeito à redução de casos de dengue", destacou o secretário.
Ver todos os comentários | 0 |