A vegetação nativa do Piauí, composta pela soma da vegetação campestre e da vegetação florestal, teve redução de 5,9% entre os anos 2000 e 2020, com perda de 12.320 km². Ainda assim, a maior parte (78,6%) do território piauiense ainda é coberto pela vegetação nativa.
A informação é do estudo “Contas Econômicas Ambientais da Terra: Contabilidade Física”, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A vegetação campestre sofreu a maior redução entre as classes de território do Piauí.
Com os 11.191 km² a menos de território com vegetação nativa, a perda foi de 7% entre nesses 20 anos, sendo a 8ª maior diminuição de vegetação campestre entre os estados do país. No período, a cobertura total caiu de 159.205 km² para 148.014 km².
A maior parte da área perdida foi convertida em área agrícola ou em mosaicos de ocupações em área campestre - misto de área agrícola, pastagem e/ou silvicultura, associada ou não a remanescentes campestres, sendo impossível a individualização dos componentes.
Ver todos os comentários | 0 |