O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lança nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) a Exposição Documental Escravidão, em celebração aos 133 anos de abolição da escravidão no Brasil. O evento acontecerá às 10h no hall do Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto, em Teresina. A exposição se estenderá a comarcas de outros municípios do Estado.
A comemoração acontecerá também nas comarcas de Jerumenha, Oeiras, Campo Maior, Castelo, Amarante, Pedro II, Santa Filomena e Piracuruca. Conforme o Tribunal de Justiça, a exposição contará com documentos originais, como cartas de alforrias, comprovantes de compra e venda de escravos, crimes envolvendo escravos, dentre outros registros documentais.
Segundo o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que é o presidente do Núcleo de Memória do TJ-PI, a exposição é um marco por ser a primeira vez que o Tribunal irá prestigiar o período histórico da escravidão, além disso, irá ajudar a resgatar a história de vida de milhares de pessoas escravizadas no Brasil Colônia e no Brasil Império.
O Núcleo de Memórias do Tribunal de Justiça do Piauí é quem realiza a Exposição Documental que acontecerá em 9 cidades do Estado.
Ver todos os comentários | 0 |