Uma cerimônia comemorativa realizada na noite desta sexta-feira (01) marcou o aniversário de 130 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Na solenidade, o governador Wellington Dias (PT) entregou a medalha do Mérito Renascença ao ministro do STF Nunes Marques.
Durante a cerimônia, o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, destacou as principais o que já foi realizado dentro do plano de ações estabelecidos pela presidência. “Estamos comemorando esta data com muita alegria dado o avanço na tramitação processual e prestação de serviços à sociedade. Neste contexto, inovações como o Balcão Virtual e o Juízo 100% Digital têm colaborado para esta maior eficiência do Tribunal. Este ano de 2021 e 2022 vamos diminuir a demanda processual mais ainda, tendo em vista a maior produtividade. Reforçamos, portanto, nesta data especial, nosso compromisso com a sociedade. Assim, parabenizamos a todos e todas que fazem este Tribunal pelo empenho em bem oferecer os serviços de justiça”, declarou o presidente.
O governador Wellington Dias lembrou da importância do tribunal para o povo do Piauí, e ressaltou que o poder executivo seguirá trabalhando lado a lado com o judiciário. “É um tribunal formado por homens e mulheres que deixaram uma contribuição histórica e claro, uma responsabilidade grande para todos, pois fazer justiça, ou seja, fazer com que a gente tenha aquilo que é a essência da democracia, o cumprimento das regras da Constituição, das leis, garantir que ela possa valer para todos. Então, é uma atividade muito nobre e por isso fiz questão de vir. E vamos continuar trabalhando juntos, com a independência que tem os poderes, mas apoiando para avançar ainda mais. Uma vida longa ao judiciário do Piauí”, afirmou o chefe do executivo estadual.
Representando o poder legislativo, o deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), frisou que o TJ-PI é um instrumento fundamental para o estado. “O Poder Judiciário é fundamental para todo o estado do Piauí com suas ações efetivas e levando justiça”, complementou.
Homenageados
Na solenidade, foram homenageados pelo Tribunal de Justiça e pelo governador, com a medalha do Mérito Renascença, o ministro Nunes Marques, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Marcelo Buhaten, o desembargador do TJ do Maranhão, Vicente de Paula Gomes de Castro, e o juiz do TJ do Amazonas, Nilo da Rocha Marinho Neto.
Ver todos os comentários | 0 |