Fechar
GP1

Piauí

Equatorial Piauí alerta sobre riscos no uso do celular conectado à tomada

O uso do aparelho enquanto conectado a uma fonte de energia pode ser fatal.

A Equatorial Piauí divulgou um alerta para cuidados com choques elétricos em decorrência do uso do aparelho celular enquanto conectado à fonte de energia.

Um recente levantamento feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina revelou que 54 pessoas foram vítimas de choque elétrico em situações diferentes na capital entre janeiro e setembro, reforçando os cuidados também para o uso do celular conectado à tomada.


De acordo com a concessionária, o uso do celular enquanto conectado na tomada representa um grande risco de acidente elétrico podendo, inclusive, ser fatal. Deixar o aparelho carregando em cima de superfícies como cama, sofá e almofadas aumenta o risco da propagação de chamas, já que são superfícies inflamáveis.

“Não se deve manusear o aparelho de celular ou smartphone enquanto estiver conectado à fonte de energia. O risco de acidente aumenta por conta das baterias, que superaquecem enquanto estão carregando. Também não se deve deixar o celular carregando em superfícies que são consideradas inflamáveis, fáceis de propagar chamas, como cama, sofá e almofada”, explica o eletrotécnico da Equatorial, Gilvan Monteiro.

Dicas

- Evitar carregar o celular em ambientes úmidos, já que a água é um potente condutor de eletricidade e isso faz com que os riscos de curto e de choque elétrico se acentuem;

- Jamais fazer uso de carregadores ou fones de ouvidos que não sejam de marca compatível com o seu aparelho, os famosos “piratas”. Optar por cabos e acessórios originais diminui o risco de incidentes;

- Se o seu aparelho cair na água deve-se levar imediatamente a uma assistência técnica, a orientação é nunca tentar abri-lo ou conectá-lo na tomada após o ocorrido;

- Não carregar o celular em instalações elétricas antigas, procurar sempre trocar as tomadas seguindo o padrão ABNT;

- Atenção para o uso desses aparelhos por crianças, o manuseio deve ser sempre supervisionado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.