O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto de nº 19.284, de 22 de outubro, onde declara situação de emergência em decorrência da seca, em mais 7 municípios do estado do Piauí. Até agora, o Governo do Estado reconheceu 38 cidades que enfrentam problemas em decorrência da estiagem.
No documento o gestor informou que a medida é com base monitoramento realizado pelo monitor das secas, órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), que demonstra que parte do território do Estado ainda se encontra em seca caracterizando o momento atual como situação de seca grave e moderada.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias em reunião no Karnak
Conforme o governador a decisão é necessária porque alguns municípios do semiárido estão em situação de colapso de atendimento às suas comunidades, inclusive nas zonas urbanas, conforme informações dos prefeitos e das visitas in loco feitas pelos técnicos da Secretaria Estadual de Defesa Civil.
Wellington Dias destacou ainda que o “Piauí vem enfrentando dificuldades na distribuição pluviométrica nos últimos anos, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo os da região do semiárido, segundo informações da SEMAR provenientes das estações de acompanhamento do INMET e ANA”.
O decreto irá vigorar pelo período de 180 dias, e o governo poderá tomar as medidas necessárias para garantir ajuda aos 7 municípios que entraram na lista dos afetadas pela seca.
Confira a lista dos municípios em situação de emergência:
- Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Governo do Piauí Municípios em situação de emergência em decorrência da seca no Piauí
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias decreta situação de emergência em 31 municípios
Secas no Piauí registram aumento de 47,76% para 79,29% entre julho e agosto
Ver todos os comentários | 0 |