Nessa sexta-feira 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a governadora em exercício, Regina Sousa (PT), fez a assinatura de decreto que dá o direito às mães atendidas pelas maternidades estaduais de serem transportadas até suas residências com seus bebês.
O serviço será oferecido para mães, bebês e acompanhantes que estiverem no mesmo município da maternidade. Para ter acesso ao transporte é necessário que o acompanhante ou familiar da parturiente faça a solicitação no ato da internação.
“O que estamos estabelecendo hoje, por iniciativa da nossa governadora em exercício, é um programa que obriga as maternidades estaduais a fazerem o transporte pós-parto das pacientes do SUS, depois da alta médica, até as suas residências. Todas as mães que foram atendidas em maternidades estaduais vão ser beneficiadas”, disse o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.
A governadora em exercício, Regina Sousa, disse que o decreto vai garantir a efetividade da medida. “É uma coisa simples, mais de sensibilidade. O decreto é mais para dar respaldo, para que ninguém chegue e acabe, mas qualquer governante poderia fazer isso sem esse decreto. Então assinei o decreto para dar essa garantia jurídica. Agora a secretaria de Saúde vai cuidar sobre o transporte necessário, então eu escolhi esse dia, mais pela simbologia, mas essa é uma questão da saúde mesmo das mulheres e das crianças”, disse a governadora em exercício.
O deputado estadual Fábio Novo (PT) disse que o decreto ajuda a dar mais dignidade as mulheres após o parto. “Isso é um ato simbólico, como está sendo assinado no Dia Internacional da Mulher, reforça esse empoderamento. Reforça o papel da mulher na sociedade. É um decreto simples, mas cheio de simbologia, que dá dignidade também para essas mulheres que são atendidas pelo SUS. Muitas são pobres e voltam para casa de moto, então isso ajuda para que elas voltem de forma digna”, afirmou o parlamentar.
Ver todos os comentários | 0 |