Foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um indicativo de projeto de lei que quer a implantação de um Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na rede pública de saúde do Estado do Piauí.
A proposta foi apresentada pelo deputado Gessivaldo Isaías (PRB) e estabelece que o PEP será identificado pelo número do Sistema Único de Saúde do paciente, ou caso ele não possua, pelo Cadastro de Pessoa Física.
- Foto: Lucas Dias/GP1Gessivaldo Isaías
Gessivaldo afirmou que a digitalização e a utilização de sistemas informatizados ajudam no atendimento, pois “com os dados organizados dentro de um contexto, cria-se um apoio para a decisão de qual tipo de tratamento será adotado para o paciente. Com o amparo de uma equipe competente e capacitada, a utilização de informações e conhecimento sobre o paciente também proporciona um diagnóstico e tratamentos corretos”.
Esse PEP será protegido por meio de criptografia e de segurança de acesso, e armazenado em meio que garante a preservação, a segurança e a integridade dos dados, a fim de assegurar a privacidade e confidencialidade da informação de saúde dos cidadãos.
“O PEP garantirá que os prontuários em suporte de papel poderão ser eliminados, gerando imensa economia nas despesas com saúde, permitindo assim que os recursos sejam direcionados para demais procedimentos indispensáveis para cumprimento da Constituição Federal no que tange o acesso à Saúde Pública”, destacou o deputado.
Ver todos os comentários | 0 |