Em entrevista ao GP1 na manhã desta quinta-feira (23), um dos criadores do aplicativo StarBus, Silio Silvestre, esclareceu que os GPSs dos ônibus não pertencem ao aplicativo e que a Strans que obriga, por meio de edital, que as empresas coloquem esses objetos. Na tarde desta quarta-feira (23), o aplicativo informou aos seus usuários através de um comunicado, que suspendeu o rastreamento após suspeita de que uma falha nos GPSs dos ônibus tenham causado o incêndio na garagem da empresa Transcol, que destruiu sete ônibus na última quinta-feira (16).
"O StarBus não é uma empresa, somos um grupo de pessoas da area de TI que se juntam para fazer alguma coisa pela nossa cidade. O app não está desativado, ele está funcionando completamente agora, mas se os GPSs estão desligados, não há o que mostrar, porque é um aplicativo que lê os dados que vem da Strans, vez por outra esse sistema da Strans, fica off-line, cai, ou o GPS do ônibus quebra ou é desligado como agora, a consequência natural disso é que o app não vai mostrar onde está aquele ônibus, ou seja toda essa parte do GPS, comunicação com as empresas de ônibus, é feita pela Strans, é ela quem regula toda essa questão do transporte público em Teresina, não o StarBus", disse Silio.
- Foto: Divulgação/StarBusStarBus é o aplicativo que rastreia os ônibus em Teresina
No comunicado desta quarta-feira, foi informado o porque do aplicativo não está mostrando o rastreamento. "Devido à suspeita dos GPSs tenham relação com o incêndio na garagem da Transcol, semana passada, a maioria das empresas permanecem com os GPSs dos ônibus desligados. Por este motivo o StarBus não está mostrando rastreamento", diz o comunicado.
- Foto: Divulgação/StarbusComunicado Starbus
O SETUT informou, por meio de nota, que os equipamentos elétricos ou eletrônicos que já vem de fábrica e os extras que são acoplados aos veículos foram desligados como medida preventiva, enquanto as empresas aguardam o resultado da perícia.
Confira a nota do SETUT na íntegra:
O SETUT esclarece que, devido aos incêndios ocorridos em ônibus de duas empresas, os equipamentos elétricos ou eletrônicos que já vem de fábrica e os extras que são acoplados aos veículos foram desligados como medida preventiva, enquanto as empresas aguardam o resultado da perícia. As empresas prezam pela segurança e melhor atendimento dos usuários.
StarBus
O aplicativo StarBus surgiu em 2016 durante o concurso Hackaton Strans Inthegra, do qual foi vencedor, e desde então vem se aprimorando para oferecer aos usuários cada vez mais tecnologia. O app informa a localização dos ônibus de Teresina, além de paradas, rotas e quantos ônibus estão disponíveis no momento.
“O aplicativo é formado por uma equipe de programadores. Atualmente estão eu (Silio) que faço a parte de Android e o Luan que fica responsável pela comunicação com os servidores da Strans, os outros dois integrantes Douglas que hoje está em São Paulo, foi ele quem produziu o StarBus para IOS e o Radamés que fez a parte web, que é nosso site. Tudo começou quando a Prefeitura de Teresina, laçou por meio da Strans, um concurso para fomentar a produção de aplicativos relacionados a mobilidade urbana. Então várias equipes se cadastraram, pegamos os dados com a Strans, é ela quem disponibiliza essas informações, já que ela exige que todos os ônibus tenham GPS, e participamos de uma verdadeira maratona que teve duas fases do qual saímos vencedores na época”, informou Silio Silvestre, um dos criadores do StarBus.
Silio também explicou que a versão criada na época foi atualizada diversas vezes, e hoje traz inovações para os usuários do aplicativo que é gratuito. “De lá pra cá, se você pegar o aplicativo da loja, do ponto que está hoje, não tem muita coisa de como ele foi entregue naquela época, a primeira versão, era uma versão bem resumida, depois desses dois anos, temos colocado muitas melhorias nele, como por exemplo, a opção de rastrear dois ônibus ao mesmo tempo, o aplicativo hoje mostra a direção do ônibus se ele está indo ou vindo, o download off-line das paradas, fazendo com que o usuário gaste menos internet na busca, o usuário pode também favoritar uma linha que ele usa muito, o horário que os ônibus saem dos terminais, dessa forma mesmo que o sistema da Strans esteja off-line que pode acontecer, a gente pode mostrar os horários. E o usuário pode também avaliar dentro do app, a questão de conservação dos ônibus, movimentação das paradas, estilo uber. Então são várias atualizações que fizemos, estamos mantendo esse app na raça para que ele continue gratuito e trazendo benefícios para a população teresinense”, revelou.
Relembre o caso
Na última quinta-feira (16), um incêndio atingiu a garagem onde ficam os ônibus da empresa Transcol, no bairro Tabuleta, na zona sul de Teresina. Sete ônibus ficaram completamente destruídos.
Segundo informações do capitão Macêdo, do Corpo de Bombeiros de Teresina, o incêndio aconteceu por volta das 11h30. Como os ônibus estavam estacionados, um ao lado do outro, isso acabou fazendo afetando sete veículos.
Ver todos os comentários | 0 |