O governador Wellington Dias embarcou na manhã desta quarta-feira (15), para Brasília, onde terá uma agenda com outros governadores a fim de reivindicar o desbloqueio de recursos estaduais ao Supremo Tribunal Federal (STF). Wellington participará ainda de um ato de registro da candidatura a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
“Eu vou estar participando hoje de uma agenda agora pela manhã com governadores do Brasil voltado para o desbloqueio de recursos estaduais junto ao Supremo Tribunal Federal. São duas ações em que os estados reclamam que, ao comparar aquilo que é recolhido de tributos no Brasil e aquilo que é repassado sob a forma de fundo de participação não está batendo, tem uma diferença que os técnicos apontam da ordem de 14 bilhões de reais. Neste caso, cerca de 280 milhões pertencentes ao estado do Piauí, fora a parte dos municípios. Então o objetivo é que seja desbloqueado imediatamente este recurso. Haverá uma audiência de conciliação no próximo dia 27, às 16h no supremo, e o que estamos fazendo é uma agenda preparatória com os procuradores e com o conselho dos secretários de fazenda”, informou.
Reivindicação
Os chefes dos executivos estaduais reivindicam o desbloqueio de R$ 14 bilhões, bloqueados pela União e que pertencem aos estados. A liberação do montante significaria cerca de R$ 280 milhões a mais nos cofres públicos estaduais.
Candidatura de Lula
De acordo com Wellington Dias destacou que metade dos eleitores que já definiram em quem vai votar já declarou voto a Lula. “Então, na minha opinião, a decisão da ministra Rosa Weber, em que ela diz textualmente que a ele, pelo processo que ele responde, é garantido os direitos políticos, então ele tem o direito não só do registro, mas de comparecer na urna como candidato, de o eleitor ter a opção de votar nele. Eu estou bastante esperançoso que o Brasil não ficará dividido, nós teremos a obrigação de unir o Brasil”, pontuou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias se reúne com presidente do Banco Mundial
Ver todos os comentários | 0 |