A Polícia Rodoviária Federal (PRF), está intensificando a fiscalização a veículos de cargas que transitam nas rodovias federais do Piauí. O objetivo das fiscalizações é aumentar a segurança viária, reduzir as infrações de trânsito e garantir o cumprimento da lei do descanso do motorista, que garante que os motoristas de caminhões profissionais tenham direito a um tempo mínimo para descanso na jornada diária.
No município de Parnaíba, a PRF encontrou veículos e condutores em situações irregulares. Entre as irregularidades mais comuns estão a falta dos equipamentos obrigatórios, transitar com excesso do peso veicular ou a não comprovação do descanso obrigatório. O equipamento que é utilizado para comprovar que o motorista descansou é o Registrador Inalterável de Velocidade e Tempo, chamado de tacógrafo. A falta ou defeito deste equipamento já é indício para a infração do descanso obrigatório.
A PRF ainda encontrou um caminhão bitrem que estava com carga acima do peso de 22,1 toneladas de excesso, os pneus estavam degastados, tacógrafo com defeito, além da falta do lacre da placa de identificação.
No total, oito condutores que não comprovaram o descanso obrigatório. Todos eles foram autuados e obrigados a cumprirem o horário de repouso.
Ver todos os comentários | 0 |