A campanha de prevenção do câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem conhecida como "Novembro Azul" chega à reta final com saldo bastante positivo. Além de campanhas nacionais, muitas empresas voltaram as atenções para promover atividades esclarecedoras aos colaboradores e alertar sobre os sintomas da doença.
- Foto: Divulgação/AscomNovembro Azul
O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em estágio inicial, muitas vezes, a enfermidade é assintomática, tornando ainda mais importante os exames de prevenção para um diagnóstico precoce.
- Foto: Divulgação/AscomAções do Novembro Azul
Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Dannyara Aguiar, muitos homens possuem receio de buscar ajuda médica por questões culturais que associam a perca da masculinidade com o exame de próstata. "É importante a criação de campanhas dentro das empresas para que os colaboradores tenham um momento de conscientização e percam esse receio em procurar o urologista. São momentos de conversa, descontração e muitos ensinamentos", completou.
- Foto: Divulgação/AscomLC Veículos finaliza ações do Novembro Azul
Para a gerente de Recursos Humanos da empresa LC Veículos, Tatiana Lira, as empresas precisam estar atentas a dados tão alarmantes e pensar no bem estar dos colaboradores. "Em uma empresa onde 90% dos funcionários são homens, é necessário investir em ações voltadas para eles. Campanhas que reforcem cuidados com a saúde, levem aprendizado e os façam refletir. É um momento em que eles param de pensar em trabalho e o foco é a própria saúde", completou Tatiana.
Palestras, dinâmicas de grupos, apresentação de vídeos de esclarecimento sobre os exames de prevenção e os primeiros sintomas da doença são ações desenvolvidas durante o Novembro Azul. Para Antônio Bringel, gerente de logística da LC Veículos, ter um mês inteiro com ações voltadas para a saúde do homem é motivante. "Nos sentimentos valorizados quando a empresa investe parte do nosso tempo em conversar e orientar sobre temas que geralmente não são debatidos fora da empresa. É uma forma de reconhecer a nossa importância dentro e fora do trabalho", comentou Antônio após participar de uma palestra sobre a saúde do homem.
Ver todos os comentários | 0 |