A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres deu início nesta quinta (23) a campanha 16 Dias de Ativismo, durante evento que ocorreu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. O evento contou com a presença de autoridades locais. A campanha se estende até o dia 19 de dezembro.
A programação contou com apresentações artísticas dos municípios de São João da Serra e Buriti dos Montes. Na ocasião, 19 entidades que desenvolvem ações voltadas ao enfrentamento da violência e a igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, receberam o Selo Atitude Mulher em reconhecimento ao trabalho voltado às mulheres piauienses.
Um dos homenageados, a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), recebeu o Selo pelo Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. “Para nós é uma honra muito grande receber um selo como esse até porque nós estamos pautados também no nosso trabalho voltado para uma política transversal de direitos humanos, principalmente nessa questão do enfrentamento da violência contra a mulher”, disse a secretária estadual de educação, Rejane Dias.
Além disso, mulheres trabalhadoras rurais de municípios contemplados pelas Unidades Móveis este ano, foram homenageadas pelo importante papel prestado às mulheres de suas comunidades.
16 Dias de Ativismo
Mundialmente, os 16 Dias de Ativismo iniciam-se no dia 25 de novembro, data que marca o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. No Brasil, a programação acontece desde 2003, iniciando no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para tratar da dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. Este ano, o Piauí adere à campanha, através de uma extensa programação desenvolvida pela CEPM.
Acompanhe a programação completa:
DIA 27 DE NOVEMBRO A 01 DE DEZEMBRO
Entrega das cartilhas sobre a Lei Maria da Penha em delegacias, escolas e bibliotecas públicas.
DIA 02 DE DEZEMBRO
Palestra 16 dias de ativismo em Angical.
DIA 04 DE DEZEMBRO
Palestra 16 dias de ativismo em Queimada Nova.
DIA 10 DE DEZEMBRO
Entrega de equipagem de futebol feminino nas comunidades Baixão do Carlo e Ave Verde.
UNIDADES MÓVEIS
Mulheres de comunidades rurais recebem ações de assistência jurídica, social e psicológica e
participam de palestras e rodas de conversa sobre a autonomia feminina e os diversos tipos de
violências.
Os ônibus lilás percorrerão os seguintes municípios:
DIA 27/NOVEMBRO - Inhuma
DIA 28/NOVEMBRO - Picos
DIA 29/NOVEMBRO - Pimenteiras e Francisco dos Santos
DIA 30/NOVEMBRO - Campo Grande e Lagoa do Sítio
DIA 8/DEZEMBRO - Campo Maior
DIA 9/DEZEMBRO - Sigefredo Pacheco
DIA 19/DEZEMBRO - São João do Piauí (Comunidade Quilombola)
Ver todos os comentários | 0 |