A deputada Iracema Portella apresentou Projeto de Lei na Câmara Federal que altera o texto da Lei que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e propõe a criação de calçadas ecológicas nos bairros implantados pelo programa.
Na justificativa, a deputada afirmou que ruas asfaltadas e calçadas cimentadas são de fácil manutenção, porém contribuem para o elevamento da temperatura e ainda dificulta a drenagem da chuva, ocasionando alagamentos, enxurradas e inundações que assolam as cidades em toda estação chuvosa.
- Foto: Lucas Dias/GP1Deputada Federal Iracema Portela
Para Iracema, a situação tem sido particularmente observada nos bairros residenciais criados no âmbito do Programa Minhas Casa, Minha Vida (PMCMV) que muitas vezes são implantados em condições inóspitas, desprovidos de vegetação e de qualquer tratamento paisagístico. Além da homogeneidade visual das casas e prédios, as áreas livres são áridas e tristes.
“Consideramos que essas condições precisam mudar. Os projetos do PMCMV podem se tornar exemplos de bairros-jardins, reduzindo o impacto dessas áreas sobre o sistema hidrológico, melhorando o clima local e oferecendo aos seus habitantes uma paisagem amigável, convidativa ao convívio social e à apreciação da paisagem urbana”, justificou.
As calçadas ecológicas devem ser cobertas por vegetação ornamental, preferencialmente nativa da região, com pisos que drenam a água e fiação embutida em galerias apropriadas.
Ver todos os comentários | 0 |